Afiliado ao LIneA participa da CSBC 2016

27 de julho de 2016 | LIneA

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é o maior congresso de computação do Brasil. Com mais de 20 eventos que abrangem tópicos como redes sociais, computação na nuvem, e e-science. Esta última área é representada pelo BreSci, Brazilian e-Science Workshop, que acabou de chegar à sua décima edição, com a coordenação de Kary Ocaña (LNCC) e Regina Braga (UFJF).

Neste ano, refletindo sobre seus recém completos 5 anos, o LIneA submeteu o trabalho “Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia: passado, presente, e futuro”. Nele descrevemos como o LIneA foi criado, e o que produziu em termos de software nos últimos 10 anos de trabalho no Dark Energy Survey e em preparação para vários outros levantamentos, tal como o LSST, quando um centro de e-ciência no Brasil será necessário para atender seu grande volume, velocidade, e variedade de dados. Paralelismo, proveniência, e visualização são alguns dos desafios encarados pelo LIneA a fim de gerar produtos e alcançar os resultados científicos.

Além desse trabalho, apresentamos o “Data Release Interface para o Dark Energy Survey”. O Dark Energy Survey, após um período proprietário, disponibilizará para a comunidade seus dados processados na forma de imagens, catálogos, e mapas. O portal científico do LIneA permite que esses diferentes produtos necessários para a análise científica sejam integrados e distribuídos para a colaboração e o público. Descrevemos um otimizador de consultas ao banco de dados para juntar eficientemente esses produtos. Esses trabalhos foram apresentados por Ricardo Ogando, tecnologista do Observatório Nacional e afiliado ao LIneA (Figura 1).

CmxRrT7XEAA-6gL
Figura 1 – Ricardo Ogando apresentando trabalhos do LIneA no evento BreSci da CSBC.

O BreSci contou com várias outras apresentações, passando por ciência cidadã, bio-informática, proveniência e reprodutibilidade. Em particular, o trabalho que usa detector de plágio para verificar a reprodutibilidade de workflows científicos, por Filipe Santiago e Daniel de Oliveira da UFF, ganhou o prêmio de melhor trabalho do X BreSci. Maria Luiza Mondelli do LNCC apresentou também aplicações de Bio-informática no novo super computador Santos Dumont.

Cm4pBMBXgAAC7jm
Figura 2 – Alguns dos participantes do BreSci ao final do evento: Maria Luiza Mondelli (LNCC), Filipe Santiago (UFF), Ricardo Ogando (ON, LIneA), Daniel de Oliveira (UFF), e Kary Ocaña (LNCC).

Os trabalhos do BreSci podem ser acessados aqui.

Deixe um comentário