Ocultação por Plutão antecipa uso público dos dados da missão espacial Gaia

20 de setembro de 2016 | LIneA

A aguardada abertura ao público dos primeiros resultados astrométricos oriundos da missão espacial Gaia (Gaia Data Release 1) ocorreu oficialmente em 14/09/2016 (Acesse os dados em http://www.cosmos.esa.int/web/gaia/dr1).

No entanto, informações relativas a um objeto em particular foram tornadas públicas antecipadamente. Trata-se da posição da estrela UCAC4 345-180315 ( Notícia de 14/JUL/2016 (em inglês)) que seria ocultada por Plutão em 19 de Julho de 2016, cerca de um ano após o histórico sobrevôo da sonda New Horizons sobre o planeta anão.

Assinalando o impulso que a qualidade astrométrica sem precedentes da missão Gaia dará ao estudo do sistema solar através de ocultações estelares, a predição final do evento foi obtida com grande precisão e a ocultação foi observada com sucesso ( Ocultação Estelar por Plutão (em inglês)). O grupo de ocultações estelares, com o apoio do LIneA, participou das várias etapas do processo de predição desse evento. Agora, com o Gaia, posições estelares precisas deixarão de ser uma preocupação e esforços serão concentrados na observação de objetos transnetunianos (TNOs) e Centauros, com telescópios na Terra, para uma melhora constante do conhecimento da órbita desses objetos.

Figura 1. Comparação entre as previsões de passagem da “sombra” de Plutão sobre a superfície terrestre por conta da ocultação estelar usando a astrometria pré e pós Gaia. A passagem, de fato, bate muito bem com a previsão feita com o Gaia. Crédito da imagem: ESA/Gaia

 

Com o auxílio de imagens do céu obtidas pelo Dark Energy Survey, o grupo de ocultações estelares buscará determinar boas predições desses eventos também para TNOs e Centauros mais fracos (V>22), aumentando a amostra de corpos estudados e contribuindo para o melhor conhecimento das regiões mais distantes do sistema solar.

Um comentário para “Ocultação por Plutão antecipa uso público dos dados da missão espacial Gaia”

Deixe um comentário