Participante do DES-Brazil é agraciada com título de “Construtora” pelo levantamento DES

30 de setembro de 2016 | LIneA

O projeto Dark Energy Survey (DES) possui uma categoria de participantes que são agraciados com o título de “Construtores da colaboração”. Para tanto, há necessidade do candidato ao título ter executado atividades de infraestrutura de interesse comum à colaboração por um período equivalente a 2 anos. Além disso, existe a necessidade do engajamento nas atividades científicas. Recentemente Julia de Figueiredo Gschwend (Figura 1), aluna de doutorado do Observatório Nacional e afiliada ao LIneA, conquistou este título. Julia faz parte do contingente brasileiro no levantamento DES desde 2012 e tem colaborado no desenvolvimento do Portal Científico para a colaboração. A sua atividade científica está ligada ao estudo da evolução de galáxias usando os dados do DES.

O DES-Brazil possui outros participantes nomeados “Construtores” como reconhecimento da contribuição efetiva de seus trabalhos de infraestrutura. São ele(a)s: Aurelio Carnero (ON), Luiz Nicolaci da Costa (ON), Angelo Fausti (LIneA), Marcos Lima (USP), Marcio Maia (ON), Ricardo Ogando (ON), Basilio Santiago (UFRGS), Flávia Sobreira (UFABC) e agora, Julia Gschwend (ON).

foto-julia
Figura 1- Julia Gschwend ao lado de painel que representa os 64 CCDs da DECam, instrumento das observações do levantamento DES.

Deixe um comentário