Reunião técnica do LSST 2017

15 de março de 2017 | LIneA

O Large Synoptic Survey Telescope (LSST) realizou entre os dias 6 e 8 de Março de 2017 uma reunião técnica (Joint Technical Meeting [1]) na cidade de Glendale, Califórnia, EUA, envolvendo 174 participantes. O foco da reunião foi na interface entre os diferentes subsistemas do projeto, na apresentação dos resultados do último review sobre comissionamento, e do planejamento da operação do LSST que tem data de início prevista para Outubro de 2022 (ver foto dos participantes na Figura 1).

O Diretor do LSST, Steven Khan abriu a reunião apresentando seu ponto de vista sobre o cenário político atual em Washington e possíveis implicações para o projeto. Apresentou também resultados de uma revisão realizada recentemente pela AURA/SLAC sobre gerenciamento do LSST além de progressos na implantação do National Center for Optical Astronomy (NCOA) nos EUA [2].

Chuck Claver, LSST System Scientist, apresentou um status das atividades de comissionamento com as primeiras observações da ComCam (Câmera de comissionamento do projeto) planejadas para início de 2020, a instalação da LSSTCam em meados de 2020 e o início do período de verificação científica em 2021 [3].

A sessão plenária continuou com Victor Krabbendan, gerente de projetos do LSST, destacando os progressos alcançados durante a atual fase de implantação do projeto nas áreas de Gerenciamento de Dados, Telescópio, Sítio e Câmera [4].

De interesse particular ao LIneA destacam-se as sessões paralelas de Gerenciamento de Dados, onde foi apresentado um protótipo do QServ (sistema de banco de dados distribuído) onde Angelo Fausti do LIneA participa do desenvolvimento e do SUIT (Science User Interface and Tools) em desenvolvimento no NCSA batizado de PDAC (Pre-Data Access Center). Além disso discutiu-se os planos para o desenvolvimento do LSST Science Platform que será a principal interface para acesso aos dados do LSST.

O grupo dedicado a Educação e divulgação de ciência apresentou o resultado de uma pesquisa envolvendo educadores, cientistas e público geral coletando experiências para definir o escopo do trabalho deste grupo para divulgação dos resultados científicos, para o público em geral, a serem obtidos com o LSST [5].

A reunião encerrou-se na sessão plenária de quarta-feira com apresentações de Don Petravick sobre os planos do National Center for Supercomputing Aplications como “Data Facility” do LSST. Beth Willman, vice-diretora do LSST, apresentou em linhas gerais o plano de operações que deverá ser enviado ao National Science Foundation e ao Department of Energy ainda em Abril de 2017 [6]. A expectativa é que a operação do LSST inicie em 2019 com uma transição suave entre as fases de construção, comissionamento e operação deste incrível projeto.

* [1] block-agenda
* [2] kahn_JTM_030617.pptx
* [3] Commissioning_Claver_ForJTM.pptx
* [4] Project Management and Status February 2017.pdf
* [5] LSST EPO JTM Presentation – March 7 2017.pdf
* [6] Operations_JTM_2017.pptx

Figura 1 – Participantes da reunião técnica do LSST – JTM2017. Crédito da foto: LSST Project Office.

Deixe um comentário