Tem início a participação brasileira no LSST

09 de maio de 2017 | LIneA

O LIneA e o LNA tem o prazer de comunicar a conclusão do processo de seleção de propostas para a formação do Brazilian Participation Group (BPG) no projeto Large Synoptic Survey Telescope. Cinco propostas foram aceitas pela Comissão de Seleção (CS) formada pelos pesquisadores Adriana Valio (Mackenzie), Beatriz Barbuy (IAG-USP), Karín Menéndez-Delmestre (OV-UFRJ), Julio Fabris (UFES), Roberto Martins (ON, presidente da CS) e Othon Winter (UNESP) cobrindo áreas que vão desde de estudos do sistema solar à cosmologia.

As propostas aceitas foram submetidas pelos pesquisadores Júlio Camargo (ON), Ricardo Ogando (ON), Rogério Rosenfeld (UNESP), Basílio Santiago (UFRGS) e Flávia Sobreira (UNICAMP), correspondendo a um total de 21 pesquisadores cujos nomes estão sendo enviados a colaboração LSST. Ainda no mês de de Maio será realizada a primeira reunião de planejamento do grupo com representantes do LIneA, LNA e da comissão de seleção, quando também será a avaliada as necessidades de apoio do INCT do e-Universo.

A Comissão de Seleção sugeriu a realização de uma segunda chamada para daqui a seis meses (Setembro-Outubro) após uma primeira avaliação dos trabalhos sendo feitos pelos grupos participantes a ser realizada pela CS em conjunto com representantes do LIneA e LNA levando em consideração a experiência acumulada neste primeiro período de funcionamento. Os encarregados da organização do processo de seleção agradecem a todos os membros da comissão e a Miriani Pastoriza pela valiosa contribuição.

Telescopio LSST

Deixe um comentário