Portal científico que permite acesso aos dados do DES é avaliado pela colaboração

21 de junho de 2017 | LIneA

No dia 9 de junho foi realizada no Fermilab mais uma revisão por um painel internacional do portal científico desenvolvido por tecnologistas e cientistas afiliados ao LIneA. Foi também a primeira avaliação da Interface de Distribuição de Dados (Data Release Interface, DRI) do levantamento DES, que faz parte desse portal. Durante a avaliação, que durou o dia todo, foram apresentadas algumas das facilidades desta ferramenta, a qual permitirá, entre outras coisas, produzir catálogos focados em casos científicos, fazer buscas no banco de dados do levantamento DES, e avaliar suas imagens (Figura 1).

Em Dezembro será liberado o primeiro lote de dados do levantamento DES para a comunidade astronômica e para o público em geral. Esse lote contém os resultados dos 3 primeiros anos do levantamento, de 2013 a 2015, e complementa o lançamento de dados do período de Verificação Científica, em 2012.

O desenvolvimento desta ferramenta faz parte da contrapartida em trabalho feita no Brasil e serve para abater custos da participação de pesquisadores brasileiros nesta colaboração internacional. O LIneA e o INCT do e-Universo apoiam astrônomos brasileiros que participam deste projeto científico.

Parte do time brasileiro participou da revisão presencialmente no Fermilab (Figura 2) e outra parte remotamente.

Figura 1 – Interface de acesso às imagens do Dark Energy Survey feita pelo LIneA. Crédito da imagem: Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia.
Figura 2 – Participantes presenciais da reunião. Da esquerda para a direita no sentido horário: Luiz da Costa, Marcio Maia, Rogério Rosenfeld, Angelo Fausti Neto, Scott Dodelson, Brian Yanny, Alex Drlica-Wagner, Huan Lin, Liz Buckley-Geer, Josh Frieman, Richard Kron, e Aurelio Carnero. Remotamente pelo Brasil participaram: Julia Gschwend e Ricardo Ogando. Crédito da imagem: Ricardo Ogando.

Deixe um comentário