Astrônomo por um dia? Saiba como:

13 de julho de 2017 | LIneA

Quem nunca ficou intrigado com a imensidão do universo? As estrelas, galáxias e demais astros despertam não só admiração, mas curiosidade aos olhos de todos nós, que desconhecemos seus segredos. Para os que têm vontade de compreender melhor a Astronomia, há meios para experimentar e vivenciar o trabalho de um astrônomo. Vivemos um período da ciência no qual grandes levantamentos astronômicos são uma nova realidade para a Astronomia e proporcionam uma verdadeira avalanche de dados que são disponibilizados para pesquisas. Como exemplo, podemos citar o Sloan Digital Sky Survey, que conta com a presença de astrônomos brasileiros apoiados pelo LIneA e INCT do e-Universo. Neste cenário, a contribuição de pessoas e profissionais de diferentes formações é muito bem-vinda. Outras áreas da ciência batizaram este intercâmbio de “pesquisa feita pela população”. O programa Zooniverse (site em inglês), no qual voluntários dão assistência a cientistas, é um belo exemplo.

Preparado para classificar galáxias?

O projeto Galaxy Zoovoltado para classificação de galáxias observadas pelo levantamento Sloan Digital Sky Survey é, sem dúvida, muito bem sucedido neste tipo de ação colaborativa interdisciplinar. Para compreendermos como as galáxias se formaram, precisamos da sua ajuda para classificá-las de acordo com a sua forma.

Um tutorial no site ajuda na empreitada, e você já pode imediatamente assumir o posto de astrônomo e começar a se divertir. Visite o Galaxy Zoo agora e comece a classificar galáxias!

Figura 1 – captura de tela da página em português do Galaxy Zoo. Crédito da imagem: Galaxy Zoo

Deixe um comentário