INCT e-Universo concede 12 bolsas em sua primeira chamada

17 de julho de 2017 | LIneA

O Comitê Gestor do INCT do e-Universo implementou um total de doze bolsas com o objetivo de cumprir a missão de apoiar grandes levantamentos científicos como o Sloan Digital Sky Survey-SDSS, o Dark Energy Sourvey-DES, o Dark Energy Spectroscopic Instrument-DESI e o Large Synoptic Survey Telescope-LSST. A distribuição foi realizada mediante avaliação de candidatos nas áreas científica e tecnológica, seguindo os critérios das comissões de seleção que foram criadas.

Na área científica, foram oferecidas quatro bolsas. A primeira, de iniciação científica, foi destinada para Lucas Bertoncello de Oliveira, a ser orientado pela pesquisadora Flávia Sobreira, da Unicamp, que atua nos projetos DES e LSST. A segunda, de mestrado, foi concedida para Matheus Morselli Gysi, a ser orientado por Felipe Ribas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e que vai realizar pesquisas na área de sistema solar, atuando nos projetos DES e LSST.

Duas bolsas CAPES de pós-doutorado estão direcionadas aos pesquisadores do INCT do e-Universo Adriano Pieres, lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Felipe Oliveira, na Universidade Estadual Paulista. Os cientistas vão realizar pesquisas nas áreas de arqueologia da galáxia e energia escura, respectivamente. Além disso, os pós-doutores também pretendem contribuir no desenvolvimento de ferramentas como o portal científico (DES Science Portal) e o aplicativo Quick Look Framework ( QLF), destinado ao projeto DESI. Este software tem a finalidade de avaliar em tempo real a qualidade dos 15.000 espectros para 5.000 objetos que serão observados em cada exposição do instrumento com tempos de integração que irão variar de 2 a 20 minutos.

Na área de TI, foram oferecidas sete bolsas, visando fortalecer o time do LIneA. Foram selecionados candidatos experientes em áreas como gestão de projetos para desenvolvimento de software e programação. Tudo com o objetivo de cumprir compromissos assumidos frente a vários programas internacionais como o LIneA Science Server, que será peça chave na distribuição pública dos dados coletados pelo DES, o QLF e o DES Science Portal.

Finalmente, foi concedida uma bolsa para a área de comunicação, visando aprimorar a divulgação dos resultados do INCT ao grande público.

Deixe um comentário