Venha se perder no Labirinto das Estrelas!

18 de agosto de 2017 | LIneA

No dia 23 de Agosto, a Casa da Descoberta (UFF) abre ao público a exposição “Labirinto das Estrelas: Uma viagem no universo da Astronomia”.

Inspirada na exposição “Paisagens Cósmicas: Da Terra ao Big Bang” realizada em 2009, a mostra usa painéis com textos, fotografias e esquemas, abordando temas como: estrelas, galáxias, buracos negros, lentes gravitacionais e matéria escura. A mostra contará ainda com palestras, roda de conversa com astrônomos e observação do céu. Além disso, serão realizadas oficinas destinadas especialmente para o público infantil. A entrada é gratuita.

“Nosso objetivo é ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico, promovendo a troca de saberes entre os cientistas e os visitantes”, explica Érica Nogueira, coordenadora do Clube de Astronomia Casa da Descoberta e pesquisadora do INCT do e-Universo. Para reforçar esse acesso, um time de cientistas do LIneA e INCT do e-Universo vai apresentar as últimas novidades de diferentes áreas da astronomia e astrofísica. A programação das palestras se encontra abaixo.

Para realizar a exposição, além do apoio da Universidade Federal Fluminense, a Casa da Descoberta conta com colaboração do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do e-Universo (INCT do e-Universo). A Casa da Descoberta fica na Avenida Milton Tavares de Souza, s/nº, no Bairro de Boa Viagem em Niterói. O funcionamento da exposição será de segunda à sexta, de 9h às 17h, às quarta-feiras das 18h às 21h e aos sábados, quinzenalmente, das 10h às 15h. A exposição ficará em cartaz até 30 de setembro de 2017. Para maiores informações, basta acessar a página da Casa da Descoberta: www.facebook.com/casadadescobertauff/

As palestras ocorrerão às 18 horas. Veja temas e datas abaixo:

Data Palestrante Título
06/09 Ricardo Ogando Descobrindo o Universo
13/09 Júlio Camargo Quando estrelas são escondidas por pequenos corpos do Sistema Solar
20/09 Márcio Maia O Universo visto com outros olhos
27/09 Aurélio Carnero Expansão do Universo
Labirinto das Estrelas

Deixe um comentário