Para além das observações astronômicas: fotografias revelam beleza do Observatório de Cerro Tololo

04 de dezembro de 2017 | LIneA

Não é apenas para investigações astronômicas que o Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile, serve. O fotógrafo Martin Murphy lançou um olhar artístico sobre o lugar e registrou, nos últimos dois anos, fotos do pico, que está a 2.200 metros de altura e onde está localizado o telescópio Blanco e a supercâmera DECam, que vem mapeando milhões de galáxias para o levantamento internacional Dark Energy Survey (DES). Suas imagens são processadas, visualizadas e analisadas em tempo real pelo software Quick Reduce (QR) desenvolvido pelo LIneA.

O trabalho fotográfico de Martin resultou em belíssimas imagens, que embora não ajudem a desvendar os mistérios da energia escura, revelam um pouco da imensa beleza que Cerro Tololo e o seu céu têm.

O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) e o INCT do e-Universo apoiam participantes de grandes levantamentos como o consórcio DES-Brazil.

O céu de Cerro Tololo visto por dentro da cúpula do telescópio Blanco. No topo, pode-se ver a DECam, a supercâmera com resolução de 570 megapixels que gera as imagens analisadas e processadas pelo Quick Reduce, software desenvolvido pelo LIneA.
O telescópio Blanco com a DECam no topo.
Essa paisagem é a visão que se tem a partir da face norte do Blanco.
O entardecer visto do telescópio em Cerro Tololo.
O Blanco sob as luzes da Via Láctea.
Já no final do dia e início da noite é possível observar, acima do telescópio, a constelação de Orion.
A Grande Nuvem de Magalhães é uma galáxia anã satélite que orbita em torno da Via Láctea, com diâmetro vinte vezes menor e com dez vezes menos estrelas do que a nossa galáxia.

Deixe um comentário