Participantes do BPG-LSST apresentam as atividades de seus grupos de pesquisa

04 de janeiro de 2018 | LIneA

Em Maio de 2017 teve início as atividades do Grupo de Participação Brasileira no projeto Large Synoptic Survey Telescope (LSST), ou Brazilian Participation Group do LSST (BPG-LSST) em inglês. Esse projeto vai fazer uma espécie de filme em alta resolução do céu do hemisfério Sul a partir de 2020 e nos brindar com uma nova visão do universo. Entretanto, para poder capitalizar nas inúmeras oportunidades científicas que este acervo de dados oferece é essencial que os pesquisadores envolvidos estejam preparados para os desafios tecnológicos colocados por esse projeto, cuja construção do telescópio já está em estágio avançado (Figura 1). Uma excelente descrição do projeto e de seu status pode ser vista (em inglês) no site Astronomy.

Como previsto no regimento interno do consórcio o desempenho dos grupos que atualmente formam o BPG-LSST após seis meses de atividade foi revisto numa reunião pública realizada no último dia 29 de Novembro. A reunião foi organizada pelo LIneA tendo o apoio parcial do ON e do INCT do e-Universo. A mesma contou com a participação de 30 pesquisadores e estudantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, e Rio Grande do Sul (ver Figura 2). Cada grupo teve uma hora para relatar as atividades desenvolvidas nos últimos seis meses do BPG-LSST. No final do dia o coordenador do LIneA também apresentou um relatório descrevendo as várias formas de apoio sendo dadas pelo laboratório e pelo INCT do e-Universo para estas atividades. As gravações destas apresentações estão disponíveis no site do BPG-LSST.

Esta fase será seguida por entrevistas individuais com cada PI pela comissão de acompanhamento que ao final do processo enviará a cada grupo suas impressões sobre a aderência de suas atividades ao termo de compromisso, comentários e recomendações para a preparação do relatório anual a ser apresentado até o final Março de 2018.

Figura 1 – Topo de Cerro Pachón, onde a construção do LSST está em estágio avançado. Crédito da imagem: LSST Project/NSF/AURA

Figura 2 – Membros do BPG-LSST e da Comissão de Acompanhamento presentes na sede do ON. Crédito da imagem: LIneA

Deixe um comentário