Dia de Ciência: Planejando o Futuro

26 de fevereiro de 2018 | LIneA

No dia 22 de Janeiro de 2018 o LIneA organizou o “dia da ciência” com a participação dos pesquisadores seniores (contratados) afiliados ao LIneA, dando continuidade a preparação do relatório de de 2017 e o planejamento das atividades de 2018. O objetivo do encontro foi de analisar o desempenho dos pesquisadores brasileiros trabalhando nos vários projetos internacionais apoiados pelo laboratório, avaliar a participação dos estudantes, como o LIneA pode ajudar na formação de jovens pesquisadores e estabelecer as prioridades de pesquisa e de apoio financeiro do INCT do e-Universo para 2018-2019. 

O encontro foi dividido em quatro sessões de debate sobre os seguintes tópicos: formação de pessoal (moderador Julio Camargo); relação LIneA /INCT (moderador: Marcos Lima); diretrizes para o INCT (moderador: Roberto Martins); atividades e prioridades dos projetos científicos (moderador: Rogério Rosenfeld).

Os debates foram bastante frutíferos, servindo como uma importante fonte de ideias de como intensificar o envolvimento dos alunos nas atividades do laboratório, dar um treinamento básico na ciência de dados e ajudar na inserção desde cedo destes jovens pesquisadores nos grandes projetos internacionais. Também importante foi a discussão aprofundada e esclarecedora sobre as regras estabelecidas para a participação no LIneA /INCT, similares às das colaborações internacionais, que na verdade nada mais é que um consórcio de pesquisadores onde cada um deve contribuir de alguma forma para o bom funcionamento do laboratório como um todo.

Entre as várias propostas discutidas vale destacar: 1) o estabelecimento de horários para o time de TI responder a dúvidas dos pesquisadores; 2) a preparação de uma enquete tentando identificar as áreas que o LIneA pode ajudar na preparação técnica dos alunos; 3) a contratação de programadores científicos para dar apoio a otimização dos programas científicos a serem implementados no portal científico; 4) o estabelecimentos de um programa de estágios no LIneA para alunos fora do Rio de Janeiro; 5) a criação de comitê editorial para rever documentos, artigos, e blogs; 6) a solicitação aos pesquisadores seniores de white papers descrevendo suas prioridades no desenvolvimento de pipelines e serviços.

Para divulgar estas conclusões será marcada em breve uma reunião com todos os membros do LIneA /INCT quando os moderadores acima mencionados irão apresentar uma síntese da discussão realizada. Além disso, ficou também decidido marcar-se outro “dia de ciência”, mas desta vez com a participação de pesquisadores e alunos quando serão apresentados os projetos científicos em andamento e planejados.

Deixe um comentário