Reunião de planejamento do Centro de Dados Regional do LSST

14 de março de 2018 | LIneA

Large Synoptic Survey Telescope (LSST) é um dos maiores projetos astronômicos da próxima década. Usando um telescópio de 8 metros de diâmetro instalado no alto de uma montanha no Chile, ele vai fazer um “filme de alta resolução” do céu durante dez anos. De posse dessa avalanche de dados o LSST planeja estudar as misteriosas matéria escura e energia escura, a Via-Láctea, além de objetos do Sistema Solar atravessando o céu, e outros transientes.

Diariamente, o LSST vai produzir cerca de 20 Terabytes de imagens, totalizando cerca de 60 Petabytes ao final do projeto. Para comparação, o Dark Energy Survey (DES), com sua câmera de 570 Megapixels, produzia 300 Gigabytes por noite. Quando processadas, essas imagens vão produzir um catálogo de fontes de quase 15 PB, contendo centenas de bilhões de linhas e centenas de colunas. O volume e a velocidade com que são produzidos os dados do LSST requerem pesados investimentos em infraestrutura computacional: tanto em hardware como software.

Um grupo de pesquisadores brasileiros entrou em 2017 no LSST através do Brazilian Participation Group LSST. Para dar suporte à ciência feita por esse grupo é fundamental se preparar com antecedência para os desafios à frente.

No dia 20 de Março, astrônomos e especialistas em computação vão se reunir no Observatório Nacional para discutir os desafios encontrados com o DES, as lições aprendidas, e que estratégias devem ser adotadas para analisar com sucesso os dados do LSST. A reunião conta com apoio do INCT do e-Universo.

A reunião terá acesso via vídeo-conferência para os participantes que não puderem comparecer presencialmente. Para mais informações, entre em contato: lsst-datacenter-loc@linea.org.br

HorárioAtividade

Horário Atividade
9:00 Casos de uso científico baseados no DES
10:00 Intervalo
10:30 Discussão
12:00 Almoço
13:00 LSST Data Access Centers: Michelle Butler (NCSA)
14:00 QSERV – Fritz Mueller (SLAC)
14:45 Intervalo
15:00 Discussão
16:30 Encerramento

 

Planning for a LSST Regional Data Center

Deixe um comentário