LIneA promove série de webinars sobre o levantamento Pioneering Panoptic Spectroscopy (SDSS-V)

02 de maio de 2018 | LIneA

Dando sequência ao sucesso das quatro fases do levantamento Sloan Digital Sky Survey (SDSS), foi aprovado pela Fundação Sloan e está sendo organizado a 5a versão – o SDSS-V (Pioneering Panoptic Spectroscopy) – que consiste de três projetos:

  • O Mapeador da Via Láctea que terá como alvo mais de 6 milhões de estrelas em toda a Via Láctea, coletando espectros na faixa do infravermelho com o espectrógrafo APOGEE a fim de compreender a formação da Via Láctea e o entendimento da física de suas estrelas e do meio interestelar.
  • O Mapeador de Buracos Negros que observará 400.000 fontes, principalmente hospedeiras de buracos negros, utilizando o espectrógrafo óptico BOSS, com o objetivo de investigar o crescimento de buracos negros.
  • O Mapeador do Volume Local observará o meio interestelar e as populações estelares na Via Láctea e galáxias próximas, coletando mais de 25 milhões de espectros contíguos de mais de 3.000 graus quadrados no céu. O LVM usará espectrógrafos de campo integral recém construídos e explorará a formação de estrelas e a física do meio interestelar.

Este projeto será apresentado a comunidade brasileira através de uma série de webinars do LIneA apresentados pela diretora do projeto e os pesquisadores responsáveis pelos diferentes levantamentos. O horário das apresentações pode ser encontrado na pagina de webinars no site do LIneA.

O LIneA como patrocinador do Brazilian Participation Group para os projetos SDSS-III e IV procura saber do interesse de membros da comunidade brasileira em participar desses projetos. Para isso envie um e-mail para sdssv@linea.org.br indicando de qual projeto gostaria de participar. Esta informação será usada para explorar possíveis modelos de financiamento.

Figura 1 – As observações desta fase do levantamento SDSS serão feitas nos dois hemisférios usando o Apache Point Observatory, nos EUA, e o Las Campanas Observatory, no Chile. Crédito da imagem: M. Seibert (OCIS) & SDSS-V team.

Deixe um comentário