Recentemente várias mudanças aconteceram no time científico e tecnológico do LIneA.
No time de TI tivemos a saída dos seguintes colaboradores:
- Humberto Aranha, que ajudou a formar um grupo de pessoas que tem colaborado com a organização dos projetos de desenvolvimento de software, introduzindo a metodologia Agile.
- Oriana do Carmo, que durante o último ano conduziu os sprints dos projetos do DRI, QLF e Portal Científico, tendo um enorme impacto na cadência dos projetos, representando uma importante mudança cultural.
- Fábio Nogueira, que deu uma importante contribuição no desenvolvimento do LIneA Science Server disponibilizado desde de Janeiro deste ano no National Center for Supercomputing Applications (NCSA).
- Riccardo Campisano, que exerceu um importante papel dando suporte a vários projetos e atacando problemas de infraestrutura.
Boa sorte em suas novas atividades ! Também damos as boas-vindas aos novos membros.
Na área de TI são: Carolina Felicíssimo, Eric Freire, Felipe Machado, George Sued, Jeferson Souza, Leonardo Lacerda, e Rodrigo Botelho. Além desses nomes informamos que Cida Silveira, Fernanda Massena e Andrea Nunes estão fazendo a transição de tempo parcial para integral, o que será de grande utilidade para o LIneA. Vale ressaltar que muitos desses iniciaram no LIneA com bolsas do INCT do e-Universo o que foi fundamental para acelerar os projetos em andamento. Este grupo de pessoas cobre várias áreas de atuação incluindo gestão (gerente de produto, gerente de serviço e scrum master), desenvolvimento (arquitetos, full stack developers e web designers) e operação. Isto está permitindo uma importante re-estruturação do LIneA separando mais claramente as áreas de serviço, desenvolvimento de ferramentas e infraestrutura de computação de alto desempenho voltada para a Astronomia usando como caso de uso os projetos Dark Energy Survey (DES) e Large Synoptic Survey Telescope (LSST).
Na área científica chegam os pós-doutorandos Rodrigo Boufleur e a Isadora Chaves. Rodrigo já está trabalhando integrado ao grupo de Sistema Solar enquanto Isadora deve iniciar suas atividades no LIneA no segundo semestre com uma bolsa de pós-doutorado do INCT do e-Universo. Eles tomam parte do programa de pós-doutorados do INCT do qual já fazem parte Adriano Pieres, Felipe Oliveira, e Michel Aguena, cobrindo diferentes áreas de pesquisa como proposto pelo INCT.

