Chegadas e partidas no LIneA

18 de julho de 2018 | LIneA

Recentemente várias mudanças aconteceram no time científico e tecnológico do LIneA.

No time de TI tivemos a saída dos seguintes colaboradores:

  • Humberto Aranha, que ajudou a formar um grupo de pessoas que tem colaborado com a organização dos projetos de desenvolvimento de software, introduzindo a metodologia Agile.
  • Oriana do Carmo, que durante o último ano conduziu os sprints dos projetos do DRI, QLF e Portal Científico, tendo um enorme impacto na cadência dos projetos, representando uma importante mudança cultural.
  • Fábio Nogueira, que deu uma importante contribuição no desenvolvimento do LIneA Science Server disponibilizado desde de Janeiro deste ano no National Center for Supercomputing Applications (NCSA).
  • Riccardo Campisano, que exerceu um importante papel dando suporte a vários projetos e atacando problemas de infraestrutura.

Boa sorte em suas novas atividades ! Também damos as boas-vindas aos novos membros.

Na área de TI são: Carolina Felicíssimo, Eric Freire, Felipe Machado, George Sued, Jeferson Souza, Leonardo Lacerda, e Rodrigo Botelho. Além desses nomes informamos que Cida Silveira, Fernanda Massena e Andrea Nunes estão fazendo a transição de tempo parcial para integral, o que será de grande utilidade para o LIneA. Vale ressaltar que muitos desses iniciaram no LIneA com bolsas do INCT do e-Universo o que foi fundamental para acelerar os projetos em andamento. Este grupo de pessoas cobre várias áreas de atuação incluindo gestão (gerente de produto, gerente de serviço e scrum master), desenvolvimento (arquitetos, full stack developers e web designers) e operação. Isto está permitindo uma importante re-estruturação do LIneA separando mais claramente as áreas de serviço, desenvolvimento de ferramentas e infraestrutura de computação de alto desempenho voltada para a Astronomia usando como caso de uso os projetos Dark Energy Survey (DES) e Large Synoptic Survey Telescope (LSST).

Na área científica chegam os pós-doutorandos Rodrigo Boufleur e a Isadora Chaves. Rodrigo já está trabalhando integrado ao grupo de Sistema Solar enquanto Isadora deve iniciar suas atividades no LIneA no segundo semestre com uma bolsa de pós-doutorado do INCT do e-Universo. Eles tomam parte do programa de pós-doutorados do INCT do qual já fazem parte Adriano Pieres, Felipe Oliveira, e Michel Aguena, cobrindo diferentes áreas de pesquisa como proposto pelo INCT.

Figura 1 – Mosaico com os novos membros do time de TI: 1) Na linha de cima da esquerda para a direita Andrea Nunes, Carolina Felicissimo, Eric Freire, Felipe Machado e Fernanda Massena; 2) Na linha baixo da esquerda para a direita George Sued, Jeferson Souza, Leonardo Lacerda, Cida Silveira e Rodrigo Botelho. Crédito da imagem: LIneA.
Figura 2 – Mosaico com os novos membros do time científico. Da esquerda para a direita: Adriano Pieres, Felipe Oliveira, Isadora Chaves, Michel Aguena, e Rodrigo Boufleur. Crédito da imagem: LIneA.

Deixe um comentário