Astrofísica na mesa de bar

11 de setembro de 2018 | LIneA

Planetas, estrelas, galáxias e buracos negros foram os temas de uma conversa descontraída em um bar de Santa Maria na quinta-feira 30/08. O evento Dose de Ciência (Figura 1) realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é inspirado no Pint of Science e tem como objetivo aproximar cientistas e o público em geral para conversar de maneira descontraída sobre a ciência desenvolvida nas mais diversas áreas.

O Dose de Ciência teve início no dia 30 de agosto e acontecerá sempre na última quinta-feira de cada mês no ambiente da cervejaria Vaca Profana. A primeira atividade do evento foi conduzida pelo Dr. Rogemar A. Riffel, professor da UFSM e afiliado ao LIneA. O título da palestra apresentada foi “Astrofísica: de planetas a buracos negros”, a qual teve como objetivo apresentar a área de astrofísica como um todo em uma conversa sem formalidades. A conversa animada abordou assuntos desde missões espaciais e tecnologias associadas até aspectos teóricos e observacionais de buracos negros.

Em entrevista concedida à Revista Arco, o Dr. Paulo Cesar Piquini do Departamento de Física da UFSM e um dos idealizadores do Dose de Ciência, comenta: “o evento abre um canal informal de divulgação científica entre o mundo acadêmico e o público em geral, sem as formalidades inerentes da academia, direto a temas de pesquisa de interesse científico atual através de pessoas gabaritadas”. Para o Dr. Riffel, “eventos deste tipo, fazem com que as pessoas se interessem pela ciência, dão visibilidade a ciência produzida no Brasil e representam uma forma de pesquisadores prestarem conta de seus trabalhos nas universidades e institutos de pesquisa”. “A astrofísica pode desempenhar um papel de protagonista na divulgação científica, já que é uma área que desperta interesse da maioria das pessoas”, acrescenta Riffel.

O primeiro dia de evento foi um sucesso! Cerca de 200 pessoas participaram da palestra, lotando completamente a cervejaria localizada no centro da cidade (veja reportagem da TV Campus UFSM sobre o evento – link abaixo). Dezenas de pessoas ficaram do lado de fora. O LIneA apoia brasileiros participantes de grandes levantamentos como o Sloan Digital Sky Survey ( SDSS) do qual o Rogemar é um ativo participante. Ele atua no levantamento de galáxias MaNGa que entre outros objetivos estuda os efeitos de buracos negros supermassivos nos núcleos de algumas galáxias.

Figura 1 – Teaser de divulgação do evento. Créditos: Wellington Gonçalves; Núcleo de Divulgação Institucinal do CCNE/UFSM

Link para a reportagem da TV Campus da UFSM sobre o evento Dose de Ciência: https://www.youtube.com/watch?v=mWOpmjzMOLM

Deixe um comentário