INCT do e-Universo participa da 15a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

26 de outubro de 2018 | LIneA

Na edição da SNCT de 2018, com a temática “Ciência para a Redução das Desigualdades”, afiliados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do e-Universo ( INCT do e-Universo) participaram de diversas atividades. Mencionamos algumas delas a seguir.

Atividade no campus do ON/MAST

Figura 1 – Alguns dos participantes do INCT do e-Universo no estande durante a abertura ao público. Crédito da imagem: J.J. Abdalla.

O campus do ON/MAST durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi palco de exposições e palestras promovidas por várias instituições de pesquisa do Rio de Janeiro. O INCT do e-Universo esteve presente em um estande onde pesquisadores, pós-doutorandos e doutorandos atenderam ao público trazendo informações recentes e curiosidades sobre várias áreas de astronomia (ver Figura 1). Em particular, foi enfatizada uma nova forma de se fazer astronomia – a chamada e-astronomia, ou astronomia digital – que depende do uso intenso de computação de alto desempenho para fazer suas pesquisas baseadas no grande volume de dados produzidos por modernos levantamentos digitais do céu, como o Dark Energy Survey ( DES) e Large Synoptic Survey Telescope ( LSST).

Além do estande do INCT do e-Universo, tivemos a participação de Marcio Maia (ON) em mesa redonda conjuntamente com Jerson Lima (UFRJ) e Pedro L. Oliveira (UFRJ) debatendo sobre o tema O presente e o futuro da pesquisa científica.

Atividades no campus da UFRGS

Palestra intitulada O Large Synoptic Survey Telescope e os grandes levantamentos astronômicos ministrada por Basílio Santiago (UFRGS) no Instituto de Física da UFRGS teve como objetivo mostrar a importância dos grandes levantamentos de dados para todas as área da pesquisa astronômica, com foco no Large Synoptic Survey Telescope (LSST). O público foi constituído majoritariamente de alunos de graduação e de pós-graduação do instituto. As notas da apresentação podem ser obtidas https://twiki.linea.org.br/pub/LINEA/LIneASemanadeCiencia/LSST-102018.pdf

Atividades no campus da UFF

Apresentação do trabalho: Clube de Astronomia Casa da Descoberta: conhecendo o céu de ontem e de hoje, orientado por Erica Nogueira (UFF), durante a Semana de Extensão da Universidade Federal Fluminense. http://www.proex.uff.br/semext/listaApresenta.htm Itinerância do Clube de Astronomia Casa da Descoberta, no Campo de São Bento, em Niterói, nos dias 19 e 20 de Outubro. Nestes dois dias, os mediadores do Clube de Astronomia atenderam ao público levando informações e curiosidades sobre várias áreas da física e da astronomia (https://www.facebook.com/casadadescobertauff/photos/a.342899485815577/1685770931528419/?type=3&theater) Sessão especial do Clube de Astronomia Casa da Descoberta no dia 17 de Outubro. Neste dia realizamos observação do céu e sessões de planetário (https://www.facebook.com/casadadescobertauff/photos/a.576176822487841/1683293345109511/?type=3&theater).

Ainda dentro das atividades da SNCT, o Clube de Astronomia Casa da Descoberta realizará no dia 23 de outubro sessões de planetário como parte da programação da Semana Pedagógica do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC) em Niterói e no dia 26 de Outubro estaremos participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 – Projeto Grael (https://www.facebook.com/events/361253891085679/).

Outras atividades

O coordenador do INCT do e-Universo (L. Nicolaci – ON) e vice-coordenador regional (M. Maia – ON) participaram de reunião na Casa da Ciência da UFRJ (ver Figura 2) promovida pelo INCT da Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia com a finalidade de propor esforços conjuntos no processo de disseminação de informação ao grande público e na sensibilização das autoridades. Entre as propostas, foi definida uma atuação conjunta dos INCTs do Rio de Janeiro na próxima SNCT.

Roberto Martins (ON) atuou como avaliador indicado pelo CNPq na Jornada de Iniciação Científica do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da UFRJ, realizada durante a SNCT.

Ricardo Ogando (ON) ministrou seminários sobre grandes levantamentos e e-astronomia na UFRRJ e CEFET-RJ e uma entrevista no programa Universo da Radio Nacional sobre a e-astronomia na SNCT.

Figura 2- Participantes da reunião na Casa da Ciência da UFRJ organizando esforços para divulgação de resultados científicos dos INCTs. Crédito da imagem: INCT da Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.

Deixe um comentário