Boas-vindas à colaboradora Julia Gschwend

20 de agosto de 2019 | LIneA

Dando continuidade às atividades de sustentação do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), solicitadas pelo MCTIC no final de 2017, damos as boas-vindas à colaboradora Julia Gschwend (Figura 1), analista de sistemas sênior. Julia é graduada em Física, tem mestrado em Astronomia e está concluindo o doutorado também em Astronomia. Ela é afiliada ao LIneA desde 2012, participa do levantamento Dark Energy Survey (DES-Brazil) desde 2013 e do INCT e-Universo e BPG-LSST desde 2016. Além de membro da colaboração DES, Julia também é builder desde 2016, sendo reconhecida pelos serviços de infraestrutura prestados para a colaboração e creditada nos artigos que utilizam dados gerados com a sua contribuição.

Ainda em 2016, Julia participou da escola NEON de astronomia observacional no European Southern Observatory (ESO), no Chile, que incluiu atividades práticas nos telescópios ESO NTT e Danish 1,54 m. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de ter experiência no ciclo completo, desde a preparação da proposta até a redução de dados. Em 2018, ela também participou do Workshop em Visualização e Exploração de Dados na era do LSST, promovido pelo projeto LSST no National Center for Supercomputing and Applications (NCSA), em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, complementando sua formação com especialização nas técnicas e ferramentas mais modernas de exploração e visualização de grandes volumes de dados.

Figura 1: Doutoranda Julia Gschwend no observatório La Silla, no Chile.

Durante a pós-graduação, Julia participou representando o LIneA em diversas edições das reuniões de colaboração, tanto no projeto DES (Barcelona 2013, Urbana-Champaign 2014, Cambridge 2016 e Campinas 2018) quanto no LSST (Tucson, 2018 e 2019). No DES, Julia desenvolveu trabalhos como o artigo que liderou sobre a medição de distância no espaço utilizando o DES, falando sobre as soluções computacionais desenvolvidas no portal científico para a medição de distâncias de galáxias em grande escala, e como este é um desafio importante na astronomia. Atualmente ela é a pessoa responsável pela manutenção e distribuição de catálogos de redshifts espectroscópicos que são utilizados para treinamento e validação de métodos de cálculo de redshifts fotométricos do DES. No LSST, Julia participa da força-tarefa Data Management Stack Club e do grupo de trabalho Galaxies Science Collaboration, onde trabalha na preparação de novos pipelines e na adaptação de métodos existentes para atender à escala da ciência que será feita no novo levantamento.

No início deste ano, a doutoranda participou da 17ª edição do Programa de Verão do Laboratório Nacional de Computação Científica ( LNCC), com cursos de análise de dados e algoritmos e modelos de programação. No evento, Julia deu uma palestra apresentando de forma geral o LIneA e os produtos oferecidos, como as ferramentas de acesso a dados, de visualização e de análise, além de descrever o funcionamento do portal científico para análises do levantamento DES. Na RNP, a analista atuará ativamente no planejamento, desenvolvimento e implementação de um portal de software para utilização de grandes volumes de dados, em catálogos produzidos para a comunidade de pesquisa em Astronomia, com ênfase em pipelines científicos. Utilizará técnicas de ciência de dados para solução de problemas de big science e otimização de workflows, visando garantir a qualidade de catálogos produzidos e a estabilidade dos pipelines envolvidos.

Desejamos sucesso!

LIneA é um laboratório apoiado pelo Observatório Nacional (ON), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criado com a finalidade de dar suporte à participação brasileira em levantamentos astronômicos. O LIneA e o INCT do e-Universo também apoiam brasileiros participantes de grandes levantamentos astronômicos, como o projeto DESI, o DES e o LSST.

Deixe um comentário