De 12 a 16 de Agosto de 2019 foi realizado o encontro anual da colaboração LSST. A reunião contou com a participação de mais de 300 pessoas (figura 1) entre tecnologistas e pesquisadores do projeto sendo uma excelente oportunidade para se ter uma visão panorâmica do progresso nas diferentes áreas de atividade, com ênfase na fase de construção. A reunião consiste um intensa agenda com mais de 100 sessões entre plenárias, paralelas, atividades práticas e encontros informais. Este ano participaram da reunião três membros do LIneA financiados pelo INCT do e-Universo, que procuraram cobrir as sessões de maior interesse dos membros do Grupo de Participação Brasileiro.

As plenárias trataram do status da construção do telescópio, cronograma das diversas áreas de atividades, em particular do comissionamento da câmera de teste e do telescópio, destaques das colaborações científicas, e um resumo de todas as sessões paralelas. As sessões paralelas cobriram uma grande variedade de assuntos técnicos do projeto, ferramentas para acesso aos dados (Butler, LSST Science Platform, brokers), planejamento das colaborações científicas e divulgação. Alguns destaques da reunião para os membros do Grupo de Participação Brasileiro (BPG) são:
- Apesar das recentes mudanças relativas ao direito de acesso a dados estas não afetam em nada o acordo de parceria com o Brasil estabelecido em 2015 e não requer nenhuma ação da nossa parte, ao contrário de outros colaboradores internacionais.
- Existe ainda a possibilidade de obtenção de mais posições, desde que sejam identificadas contribuições de infraestrutura que o projeto considere de interesse. Uma chamada neste sentido solicitando cartas de interesse deve acontecer até outubro.
- Submetemos, com o apoio da LSST Corporation, à Fundação Templeton um projeto para a implantação de uma rede de telescópios robóticos para a observação de ocultações estelares, cujos alvos aumentarão significativamente na era do LSST.
- O coordenador do LIneA e o responsável pela câmera do LSST acertaram os detalhes para o desenvolvimento de um visualizador de imagens (figura 2) a ser usado no telescópio cujo protótipo desenvolvido pelo time de TI do LIneA havia sido apresentado anteriormente.

- O coordenador e uma pesquisadora do LIneA se reuniram com a diretora de educação e divulgação científica do LSST para identificar potenciais colaborações nessa área.
- Foi discutida a possibilidade do LIneA se associar a LSST Corporation, o que traria enormes benefícios na preparação da nossa equipe para a era do LSST.
- Foi avaliada a possibilidade da ida de técnicos do LIneA ao SLAC para se familiarizar com o banco de dados QSERV.
- O LSST é uma realidade. Um cronograma (figura 3) para os próximos três anos (2020-2022) de liberações de dados (imagens e catálogos) obtidos durante o período de comissionamento e verificação científica (figura 4) foi apresentado. Isto coloca uma pressão adicional no LIneA para estar pronto para participar desta oportunidade.


- A importância da participação dos membros do BPG no LSST Stack Club, uma reunião remota quinzenal onde os participantes desenvolvem aplicações e tutoriais para o Science Platform (figure 5).

O LIneA é um laboratório apoiado pelo Observatório Nacional (ON), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criado com a finalidade de dar suporte à participação brasileira em levantamentos astronômicos. O LIneA e o INCT do e-Universo também apoiam brasileiros participantes de grandes levantamentos astronômicos, como o projeto DESI, o DES e o próprio LSST.