Afiliados ao LIneA participam de evento sobre ciência planetária na Suiça

21 de outubro de 2019 | LIneA

Organizado pela Sociedade Planetária Européia (Europlanet Society) em parceria com a Sociedade Astronômica Norte Americana (American Astronomical Society – AAS), a conferência conjunta EPSC – DPS (European Planetary Science Congress – Division for Planetary Sciences) ocorreu entre os dias 15 e 20 de setembro de 2019 em Genebra, na Suíça. Reuniram-se no Centro Internacional de Conferências de Genebra (CICG) um total de 1.730 pesquisadores de 52 diferentes países. O programa do evento contou com 58 sessões orais, 2 sessões dedicadas para apresentação de pôsteres e cerca de 40 workshops. Dentre os principais temas discutidos no evento estão: Large Synoptic Survey Telescope (LSST), estudo de objetos interestelares, desenvolvimento de novos instrumentos, entre outros.

Figura 1: cerimônia de abertura do evento. Créditos da imagemPrasanna Deshapriya.

No evento foram apresentados os resultados mais recentes e trabalhos em andamento nas diversas áreas dentro das ciências planetárias, além de discutir o futuro destas linhas de pesquisas. Aos participantes, foram também proporcionadas oportunidades de conhecer e interagir com as pessoas responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento de novas missões espacias para exploração de corpos do Sistema Solar, bem como discutir questões em aberto no desenvolvimento de grandes levantamentos, como o LSST. Além do programa para divulgação de resultados científicos, foram organizados eventos abertos à comunidade, com sessões que trataram das mulheres na ciência planetária, como construir uma careira nas ciências planetárias, entrega de primiações, entre outros.

Figura 2: sessão sobre o Large Synoptic Survey Telescope (LSST). Créditos da imagem: Colin Cnodgrass.

LIneA foi representado neste evento pela doutoranda Flavia L. Rommel, com a apresentação de um pôster (Figura 3) sobre a astrometria de objetos Centauros e Transnetunianos TNOs) usando dados de ocultações estelares. A apresentação deste trabalho contou com o apoio do INCT e visa demonstrar a precisão astrométrica alcançada a partir de dados vindos de ocultações de estrelas por TNOs e Centauros (Pequenos corpos localizados na região externa do Sistema Solar). Esta acurácia é comprovada quando utilizamos estas posições para atualizar as efemérides e prever novas ocultações estelares por estes corpos.

Figura 3: apresentação do pôster pela doutoranda Flavia L. Rommel. Créditos da imagem: Damya Souami.

Resultados recentes vindos das ocultações estelares por Varda (TNO) e por 2003 VS2 (Benedetti-Rossi et al. 2019) foram apresentados pelos pesquisadores Felipe Braga Ribas e Gustavo Benedetti Rossi, respectivamente (também afiliados ao LIneA).

Figura 4: sessão apresentada pelo colaborador Felipe Braga Ribas. Créditos da imagem: Josselin Desmars.
Figura 5: sessão apresentada pelo colaborador Gustavo Benedetti Rossi. Créditos da imagem: Josselin Desmars.

LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos, como os projetos Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), e o LargeSynoptic Survey Telescope (LSST). O LIneA, criado em 2010, é um laboratório apoiado pelo Observatório Nacional (ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Deixe um comentário