Pesquisadores do LIneA recebem apoio do projeto DES

02 de outubro de 2019 | LIneA

Comunicamos que três membros do LIneA (Figura 1), pertencentes ao consórcio DES-Brazil receberam auxílio do projeto Dark Energy Survey para participar da reunião internacional da colaboração a ser realizada em novembro na Universidade de Sussex, UK. Esses pesquisadores representam diferentes áreas de pesquisa (sistema solar, Via Láctea e redondezas, evolução de galáxias) sendo que dois deles participam desta reunião pela primeira vez. A participação destes pesquisadores foi também viabilizada com recursos do INCT do e-Universo. As reuniões da colaboração neste ano são particularmente importantes pois serão discutidos os planos para a última fase do projeto DES, tendo em vista que a região do céu planejada para o levantamento já foi completamente imageada e os dados compilados em seis anos de observação estão sendo liberados internamente para a colaboração.

Figura 1: Pesquisadores do LIneA agraciados com o auxílio do projeto DES para participarem da próxima reunião internacional da colaboração a ser realizada na Inglaterra. Da esquerda para a direita: Adriano Pieres, Julia Gschwend e Rodrigo Boufleur.

Além dos pesquisadores acima citados, ao longo dos anos muitos outros estudantes e pós-doutorandos do consórcio DES-Brazil, trabalhando em outros tópicos, receberam este auxílio entre os quais Eduardo Balbinot, Felipe Oliveira, Hugo Camacho, Hillysson dos Santos e Michel Aguena. Este é um programa que usa recursos da colaboração para apoiar a participação de jovens pesquisadores nas reuniões da colaboração. Os projetos DESILSST também têm programas semelhantes que já beneficiaram vários jovens pesquisadores filiados ao LIneA, que em conjunto com os recursos fornecidos pelo INCT do e-Universo tem permitido a internacionalização de nossa comunidade.

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos, como os projetos Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), e o LargeSynoptic Survey Telescope (LSST). O LIneA, criado em 2010, é um laboratório apoiado pelo Observatório Nacional (ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Deixe um comentário