INCT do e-Universo participa de avaliação

17 de dezembro de 2019 | LIneA

Nos dias 19 e 20 de novembro o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do e-Universo participou do III Seminário de Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, organizado pelo CNPq em Brasília. A apresentação resumindo o trabalho realizado durante o periodo 2017-2019 foi feita pelo seu coordenador na sessão de Ciência Exatas e pode ser encontrado aqui. Um relatório mais detalhado do INCT cobrindo todo o período foi submetido ao CNPq em 29/08/2019 e pode ser encontrado aqui.

Figura 1 – Cerimônia de abertura com a participação de várias autoridades. Na foto o Secretário Marcelo Morales faz o seu discurso. (Crédito: Márcio Nascimento/ASCOM-MCTIC)
Figura 2 – Foto conjunta dos coordenadores dos INCTs ao final da cerimônia de abertura (Crédito: Márcio Nascimento/ASCOM-MCTIC)
Figura 3 – Apresentação de algumas das informações sobre o INCT do e-Universo apresentado de forma acessível ao grande público na exposição montada do lado de fora das salas de reunião. (Crédito: L. da Costa)

LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos, como os projetos Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), e o LargeSynoptic Survey Telescope (LSST). O LIneA, criado em 2010, é um laboratório apoiado pelo Observatório Nacional (ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Deixe um comentário