SNCT

01 de dezembro de 2019 | LIneA

LIneA (INCT) participou ativamente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019, que ocorreu entre os dias 6 e 9 de Novembro, com mais de 500 atendimentos ao público.

Figura 1

O stand da participação do LIneA ficou localizado dentro das dependências do Observatório Nacional, e propôs explicar para o público em geral como é o trabalho dos astrônomos e o que eles pesquisam na era dos grandes levantamentos de dados. Explicamos o trabalho realizado no laboratório através de vídeos, imagens e apresentações. Os palestrantes presentes no stand foram todos cientistas, pós-doutorandos e estudantes do LIneA. Os ouvintes ficaram surpresos com os objetos astronômicos de pouco conhecimento do público. Todos se surpreenderam com os resultados dos trabalhos apresentados, como por exemplo o asteróide Chariklo, que possui anéis orbitando o objeto.

O LIneA é um laboratório com finalidade de dar suporte à levantamentos astronômicos que geram grandes volumes de dados. O armazenamento e a análise desses dados requer especialistas em tecnologia da informação que trabalham em conjunto com os astrônomos. O nosso objetivo também foi explicar como este trabalho é realizado em laboratórios, utilizando a tecnologia atual. Foi grande a curiosidade e o espanto com as explicações sobre os novos telescópios e aqueles que estão por vir, como é o caso do LSST (Large Synoptic Survey Telescope).

No stand foram distribuídos aos alunos quebra-cabeças de uma imagem da galáxia NGC 1672 tomada com a câmera do levantamento da energia escura (DECam). Isso proporcionou a eles compreender que muitas imagens de astros que são vistas na internet não são apenas visões artísticas e que existe muito trabalho e estudo por trás destas imagens. Outro quebra-cabeça que distribuímos foi o do telescópio LSST, de forma que eles pudessem saber onde o telescópio se situa, o diâmetro do espelho coletor e quantos objetos possíveis serão observados depois de 6 meses de observações com este telescópio. Mais figuras do evento seguem abaixo.

Figura 2
Figura 3
Figura 4

O LIneA, por ser um laboratório que participa ativamente dos projetos de grandes telescópios, fez sua parte na SNCT!

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos, como os projetos Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), e o Large Synoptic Survey Telescope (LSST). O LIneA, criado em 2010, é um laboratório apoiado pelo Observatório Nacional ( ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica ( LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Deixe um comentário