Estudantes afiliados ao LIneA participam de evento no Uruguai

20 de março de 2020 | LIneA

Entre os dias 9 e 13 de março de 2020 ocorreu o X Taller de Ciências Planetárias na Sede do Centro Universitário Regional del Este (CURE) em Maldonado (Uruguai). Os Talleres são encontros que ocorrem desde 1999 e têm como objetivo principal o intercâmbio de ideias entre pesquisadores, professores e estudantes atuantes na área de Ciências Planetárias na América Latina. Dentre os temas discutidos estavam: Física e Dinâmica de corpos do Sistema Solar, monitoramento de pequenos corpos do Sistema Solar, caracterização dos objetos interestelares conhecidos, formação e evolução de sistemas planetários. Além disso, foi proporcionado aos participantes a oportunidade de discutir estratégias para melhorar as colaborações entre pesquisadores da América Latina. Nesse momento, foi possível a apresentação dos projetos observacionais que cada grupo está desenvolvendo atualmente, bem como as dificuldades enfrentadas.

Figura 1: foto oficial do evento. Créditos da imagem: Santiago Roland.

O mestrando Chrystian L. Pereira, afiliado ao LIneA, fez neste evento uma apresentação oral do trabalho intitulado “Size, shape and search for rings on (2060) Chiron from stellar occultations” (figura 2). A apresentação deste trabalho visa mostrar resultados preliminares da caracterização do centauro Chiron e da busca por anéis nas suas proximidades, utilizando dados de ocultações estelares.

Figura 2: mestrando Chrystian L. Pereira apresentando seu trabalho.

Resultados recentes vindos das ocultações estelares por 2002 MS4 foram apresentados pela doutoranda e também afiliada do LIneA Flavia L. Rommel (figura 3). Neste trabalho, dados adquiridos em 2019 foram utilizados para determinar tamanho e forma deste TNO (Trans-Neptunian Object). Os resultados apontam para um objeto pouco achatado com 770 km de diâmetro e cerca de 100 km menor do que esperado. Ambos os representantes do LIneA tiveram apoio do INCT do e-Universo.

Figura 3: apresentação oral do pôster pela doutoranda Flavia L. Rommel.

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), e o Legacy Survey of Space and Time (LSST). O LIneA, criado em 2010, é apoiado pelo Observatório Nacional (ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Em janeiro de 2020 o LIneA transformou-se em uma associação, para dar continuidade a missão de atuar como um instituto de ciência e tecnologia para viabilizar a participação de pesquisadores envolvidos em grandes colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecendo uma infraestrutura computacional; acesso a um acervo de dados astronômicos; e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Deixe um comentário