LIneA e INCT e-Universo apoiam evento de capacitação de professores de física

04 de março de 2020 | LIneA

Nos dias 21 e 22 de março será realizado o workshop “Física de Fronteira para a Sala de Aula” no colégio Andrews, localizado no bairro Humaitá. O evento tem como objetivo capacitar professores de física do nono ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio para incluírem temas da atualidade nas aulas regulares, trazendo a fronteira do conhecimento para a sala de aula em linguagem acessível e adequada ao público jovem.

Os temas variam desde a física de partículas, passando pelos diversos tópicos da astrofísica e da cosmologia, cobrindo até temas do cotidiano como o funcionamento do GPS baseado na teoria da relatividade de Einstein. A física moderna tem despertado bastante a curiosidade do público, especialmente após as recentes descobertas na área, tais como a confirmação da partícula bóson de Higgs no experimento LHC, a primeira detecção de ondas gravitacionais feita pelo experimento LIGO e a primeira imagem de um buraco negro capturada pelo ETH.

Workshops como este já vem sendo oferecidos na cidade de São Paulo na última década e agora estão sendo trazidos para o Rio de Janeiro graças à parceria entre o LIneA /INCT e-Universo e o International Centre of Theoretical Physics – South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAFIR) que possui uma unidade baseada no Instituto de Física Teórica da UNESP. Esta edição receberá aproximadamente 40 professores de escolas públicas e privadas e será a primeira de muitas que estão por vir. Esta iniciativa é parte do projeto Ciência na Escola do LIneA que engloba um conjunto de atividades para promover a educação e a divulgação científica, dois pilares importantes do INCT e-Universo. Os próximos eventos serão anunciados nos canais de comunicação de ambas instituições.

LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), e o LargeSynoptic Survey Telescope (LSST). O LIneA, criado em 2010, é apoiado pelo Observatório Nacional (ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Em janeiro de 2020 o LIneA transformou-se em uma associação, para dar continuidade a missão de atuar como um instituto de ciência e tecnologia para viabilizar a participação de pesquisadores envolvidos em grandes colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecendo uma infraestrutura computacional; acesso a um acervo de dados astronômicos; e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Figura 1

Deixe um comentário