Reunião do Dark Energy Science Collaboration em Janeiro de 2020

13 de março de 2020 | LIneA

Entre os dias 20 e 24 de Janeiro ocorreu a reunião da Dark Energy Science Collaboration (DESC), uma das colaborações científicas do Legacy Survey of Space and Time (LSST), realizada na Universidade do Arizona (Tucson, EUA). Esse evento acontece semestralmente desde o início do projeto e tem como objetivos: o compartilhamento de resultados com ampla discussão, uma melhor integração dos cientistas que colaboram remotamente, além de reuniões específicas para o alinhamento de projetos e tomadas de decisões que impactam os projetos científicos cobertos pelo DESC.

Esses eventos são organizados em plenárias gerais e em sessões paralelas dos grupos específicos de trabalho. No grupo de Aglomerados de Galáxias, foram discutidas diversos aspectos da utilização da simulação Data Challenge 2 (DC2), desenvolvida pela colaboração, relevantes para o grupo. Foi apresentado a estrutura do portal científico do LIneA que possibilita todo o workflow, partindo de catálogos co-adicionados até a detecção óptica de aglomerados de galáxias (realizado pelo WaZP cluster finder) e a proposta a sua aplicação na DC2. Além disso, também foi discutido a aplicação do código oficial a ser utilizado pelo grupo de aglomerados, no qual Michel Aguena é um dos principais desenvolvedores, e sua integração com os códigos que estão sendo desenvolvidos pelos outros grupos de trabalho da colaboração.

Quatro cientistas brasileiros (Luiz Nicolaci da Costa, Rogerio Rosenfeld, Julia Gschwend e Michel Aguena) participaram desta edição da reunião com apoio do INCT do e-Universo. Alguns destes cientistas apresentaram palestras com os resultados de seus trabalhos. Além disso, várias reuniões foram feitas com membros deste grupo de trabalho dando maiores detalhes sobre possíveis contribuições que a equipe do LIneA poderia oferecer ao projeto. Estas contribuições fazem parte da carta de intenções enviada no final de Novembro procurando aumentar o número de membros do Grupo de Participação Brasileiro (BPG) no LSST.

Foto oficial da reunião de colaboração, com mais de 130 pesquisadores escritos, tirada em frente ao Student Union da Universidade de Arizona.

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), e o LargeSynoptic Survey Telescope (LSST). O LIneA, criado em 2010, é apoiado pelo Observatório Nacional (ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Em janeiro de 2020 o LIneA transformou-se em uma associação, para dar continuidade a missão de atuar como um instituto de ciência e tecnologia para viabilizar a participação de pesquisadores envolvidos em grandes colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecendo uma infraestrutura computacional; acesso a um acervo de dados astronômicos; e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Deixe um comentário