Membros do LIneA oferecem tutorial online ao vivo para os colaboradores da RNP

03 de julho de 2020 | LIneA

Na última quarta-feira (24/06) dois membros do LIneA apresentaram um tutorial online de 3 horas de duração sobre a ferramenta Jupyter Notebookjupyter.org). O público de 20 participantes que assistiram ao tutorial são colaboradores da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP ( www.rnp.br), organização parceira do LIneA.

O analista de sistemas Carlos Adean (Figura 1) abordou os aspectos técnicos envolvidos com a instalação do Jupyter. A instalação pode ser local na versão stand-alone dos notebooks ou na interface Jupyter Lab, quanto da instalação de um Jupyter Hub, uma plataforma multiusuário que suporta vários Jupyter Labs simultaneamente em um ambiente compartilhado. A cientista de dados Julia Gschwend (Figura 2) fez uma introdução aos conceitos básicos da ferramenta e duas demonstrações ao vivo de como se utiliza um Jupyter Notebook, com exemplos práticos de exploração e análise de dados astronômicos. A apresentação foi gravada e o vídeo está disponível no YouTube.

No segundo semestre, o LIneA vai oferecer um curso prático de Astrofísica baseado em Jupyter Notebooks. O curso contará com aulas semelhantes a este tutorial, contando também com uma introdução à linguagem Python. O público alvo é composto de estudantes de ensino médio e de estudantes de graduação de áreas vinculadas à Astronomia ou Física, que tenham curiosidade e interesse em aprender a manipular dados astronômicos. Detalhes do curso serão divulgados em breve aqui e nas redes sociais do LIneA.

Figura 1: Apresentação sobre aspectos técnicos da ferramenta Jupyter Notebook, por Carlos Adean.
Figura 2: Demonstração ao vivo da utilização da ferramenta para exploração de dados astronômicos, por Julia Gschwend.

LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), e o Legacy Survey of Space and Time (LSST). O LIneA, criado em 2010, é apoiado pelo Observatório Nacional (ON), pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Em janeiro de 2020 o LIneA transformou-se em uma associação, para dar continuidade a missão de atuar como um instituto de ciência e tecnologia para viabilizar a participação de pesquisadores envolvidos em grandes colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecendo uma infraestrutura computacional; acesso a um acervo de dados astronômicos; e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. As atividades do LIneA vem sendo apoiadas ao longo dos anos pelo MCTIC, FINEP, FAPERJ, FAPERGS e a FAPESP. O programa INCT tem o apoio do CNPq, CAPES, e FAPERJ.

Deixe um comentário