Reunião de Avaliação do Portal MaNGA

02 de março de 2021 | LIneA

Prosseguindo com a agenda de avaliações dos portais desenvolvidos pela equipe LIneA, no dia 19 de fevereiro foi realizada a reunião para o MaNGA Portal. O portal vem sendo desenvolvido desde 2019 e teve uma primeira apresentação das suas funcionalidades em meados de 2020. Na primeira entrega, foi apresentada uma versão web da interface com visualizações simples, com poucas funcionalidades e sem uma base de dados associada. Após essa apresentação, foi feita uma reestruturação do portal – melhorando significativamente o desempenho, adicionado quase dez mil megacubos, ingerindo os metadados em um banco de dados PostgreSQL, incluindo imagens disponíveis através do serviço do SkyServer do SDSS mantido pelo LIneA.

Imagem 1: Apresentação do Portal por Matheus de Freitas

A reunião contou com uma introdução do Diretor do LIneA e, na sequência, uma apresentação e demonstração do portal (veja vídeo) por um de seus desenvolvedores – Matheus de Freitas.

Imagem 2: Landing page MaNGA Portal
Imagem 3: À esquerda, a lista de megacubos; à direita, heatmap da imagem (em azul) e o cutout ao lado.
Imagem 4: Gráficos de espectros e histogramas.

Ao final das apresentações, o grupo participante realizou um debate construtivo com possíveis ideias para o aprimoramento do Portal, quais os passos seguintes e utilidades da ferramenta para a comunidade científica.

A comissão contou com a participação dos pesquisadores: Rogério Riffel (UFGRS), Thaisa Bergmann (UFRGS), Nícolas Mallmann (UFRGS), Rogemar Riffel (UFMS), Sandro Rembold (UFMS) e Gabriele Ilha (UFMS). Além da comissão, outros pesquisadores interessados no projeto foram convidados a participar da reunião.

Imagem 5: Comissão, convidados e equipe LIneA via Zoom.

A comissão ficou responsável pela elaboração de um relatório descrevendo suas opiniões, comentários gerais sobre o trabalho, recomendações sobre implementações e o futuro da ferramenta a curto e a médio prazo. A equipe do LIneA manterá contato com os membros da comissão participante, criando uma coparticipação, visando o suporte científico. As recomendações prioritárias — incluindo pequenas correções e melhorias — serão feitas de imediato. As outras recomendações e sugestões seguirão um plano elaborado descrevendo prioridades, cronograma e metodologias para a contribuição conjunta (descrevendo ferramentas, desenvolvimento e documentação), de maneira que o processo seja eficiente e organizado.

LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey ( DES), Sloan Digital Sky Survey ( SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument ( DESI), e o Legacy Survey of Space and Time ( LSST).

LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário