LIneA planeja serviços de e-ciência para a comunidade

01 de junho de 2021 | LIneA

O LIneA se prepara para oferecer diferentes serviços de e-ciência para a comunidade brasileira. Entre esses serviços estão incluídos: 1) Skyserver/Cajobs para acessar os dados do SDSS incluindo DR17; 2) LIneA Science Server para acessar os dados do DES DR2 e outras coleções; e 3) em breve Jupyter Lab.

Além disso, como preparação para a implantação do centro de dados para o LSST, estamos considerando disponibilizar outros serviços, entre os quais:

  • Data lake para armazenar dados brutos de pesquisadores individuais ou de grupos de pesquisa, seja de dados brutos de observações ou de simulações numéricas.
  • Data warehouse para armazenar dados processados ou reduzidos que possam ser facilmente localizados, acessíveis e recuperáveis pelos proprietários ou por outros usuários.
  • Repositório de dados usados em publicações.
  • Processamento de alto desempenho.

Caso esteja interessado em algum desses serviços, por favor preencha até o dia 31/07/2021 este formulário indicando interesse, o serviço desejado e a estimativa de necessidades nos primeiros 12 meses. Sua participação é fundamental para nosso planejamento.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário