LSST: Data Preview Zero (DP0)

16 de julho de 2021 | LIneA

No dia 30/06 iniciou-se oficialmente a fase de preparação para o Legacy Survey of Space and Time (LSST) conhecida como Data Preview 0 (DP0), que está sendo conduzida pelo Vera C. Rubin Observatory. Após passar por um processo seletivo, 300 pesquisadores foram escolhidos para receberem as primeiras contas ativas no Rubin Science Platform (RSP, Imagem 1). Isto significa ter acesso antecipado aos dados e às ferramentas computacionais, com suporte dedicado do time de data management do Rubin Observatory, que será oferecido majoritariamente através do LSST Community Forum. Destas 300 pessoas, os chamados DP0 delegates, 5 são jovens pesquisadores filiados ao LIneA: Adriano Pieres, Felipe Andrade-Oliveira, Hugo Camacho, Julia Gschwend, e Tassia Ferreira.

O DP0 terá duração aproximada de 1 ano e utiliza dados de simulação que foram produzidos pela Dark Energy Science Collaboration (DESC) imitando as condições observacionais previstas para o verdadeiro survey, que só entrará em operação em 2023. Saiba mais sobre os dados do DP0 neste post. Como parte do DP0, junto com a vasta documentação e material de apoio disponibilizado por escrito, também estão sendo realizados encontros virtuais com a apresentação de tutoriais, demonstrações e sessões de perguntas e respostas. Todo o material, bem como as gravações de vídeo dos encontros será disponibilizado para o público como parte do acervo de documentação do LSST, seguindo a política de Open Science amplamente adotada pelo projeto. 

Além de testar e dar feedback sobre as ferramentas de acesso aos dados oferecidos pelo Vera C. Rubin Observatory, os DP0 delegates tem um importante papel de compartilhar os aprendizados com as suas comunidades científicas locais, maximizando o potencial de aproveitamento dos dados reais assim que eles forem disponibilizados pelo levantamento. Os DP0 delegates estão autorizados e são encorajados a fazer pesquisa e publicar artigos usando os dados simulados do DP0.

Imagem 1: captura de tela do site Rubin Science Platform, a porta de entrada para o acesso aos dados do LSST.

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI),  Legacy Survey of Space and Time (LSST) e outros projetos internacionais como o Transneptunian Occultation Network (TON).

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário