LIneA anuncia oportunidade de participação no LSST

12 de julho de 2021 | LIneA

LIneA e o INCT do e-Universo vem ao longo dos últimos anos se empenhando para criar oportunidades para que pesquisadores brasileiros participem de um dos principais projetos científicos da década – o Legacy Survey of Space and Time (LSST) a ser realizado no Vera Rubin Observatory. Para isto, foi criado o Brazilian Participation Group (BPG) com 50 posições, 10 para pesquisadores contratados em instituições brasileiras e 40 para pós-doutorado e estudantes, como parte de um acordo assinado em 2015.

Recentemente, o LIneA vem tentando expandir o número de participantes brasileiros. Para isso, submeteu uma proposta de contribuições in-kind ao projeto que já foi aceita e deve mais que dobrar o número de posições. A proposta inclui a implantação de um centro para o armazenamento e processamento de dados (IDAC) do LSST no Brasil a ser operado pelo LIneA, que irá beneficiar enormemente não só os participantes do BPG com data-rights, mas todos aqueles interessados nestes dados dentro e fora das áreas de Astronomia e Física.

As negociações estão bem encaminhadas e espera-se que até o final de 2021 seja feita uma chamada pública para a submissão de projetos que serão analisados pela Comissão de Seleção do BPG. Neste momento, o LIneA procura fazer um levantamento do número e perfil de potenciais interessados para nos ajudar a planejar a infraestrutura adequada. É importante frisar que neste levantamento aceitamos manifestações de interesse de indivíduos em diferentes estágios da carreira, tendo em vista que este é um projeto que irá se estender em sua primeira fase até 2035. Aceitamos também manifestações de pesquisadores de outras áreas que estejam interessados em ciência de dados, inteligência artificial e deep learning, mesmo que não necessitem de direito aos dados durante o período de embargo. Para isto, solicitamos que o formulário (aqui) seja preenchido.

O formulário ficará aberto até dia 31 de agosto.

Equipe LIneA.

Deixe um comentário