Segunda edição dos minicursos LIneA

25 de agosto de 2021 | LIneA

O LIneA abriu a chamada para segunda edição de seus minicursos voltados para a Introdução a Ferramentas Computacionais Aplicadas à e-Astronomia entre os dias 21/07 e 04/08 com foco para estudantes de graduação. Para esta edição, foram apresentados os minicursos do LIneA Science Server (2ª edição do minicurso) e, o esperado minicurso de Jupyter Notebook

Ao todo recebemos sessenta e nove inscrições nos minicursos, sendo quarenta e seis do público alvo (graduandos) e vinte e três inscrições de pós-graduandos ou de outros cursos/áreas. Na imagem 1 vemos a abrangência nacional total alcançada com as inscrições. 

Imagem 1: Mapa das inscrições por estados
Fonte: Julia Gschwend.

Devido ao alto número de inscrições, em contraste com as vagas oferecidas para cada minicurso, foi preciso estabelecer critérios para seleção dos interessados. Foi estabelecido a equidade de gênero, o período cursado, diferentes estados e instituições.

Foram selecionadas trinta e três pessoas, com retorno de vinte e nove participantes. No total, são quinze homens e quatorze mulheres (imagem 2), a instituição mais presente é a UFRJ (imagem 3) com quinze pessoas e o curso de astronomia contém o maior número de participantes (imagem 4).

Imagem 2: Sexo dos participantes
Fonte: Julia Gschwend.
Imagem 3: Instituição dos participantes
Imagem 4: Curso dos participantes
Julia Gschwend

A maior parte dos participantes optou por fazer os dois minicursos, cerca de quatorze pessoas, outras onze optaram por fazer apenas o Jupyter Notebook e quatro apenas o LIneA Science Server (imagem 5).

Imagem 5: Inscrições nos minicursos

Os minicursos estão programados para acontecer às terças e quintas do mês de agosto, iniciando com o LIneA Science Server (três aulas) com sequência do Jupyter Notebook (quatro aulas).

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI),  Legacy Survey of Space and Time (LSST) e outros projetos internacionais como o Transneptunian Occultation Network (TON).

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo

Deixe um comentário