Preparando para o LSST

19 de outubro de 2021 | LIneA

Em preparação para a chamada pública que irá convidar toda comunidade científica a submeter propostas para ingressar como membro do Grupo de Participação Brasileiro (BPG-LSST),  o LIneA promove nos próximos meses uma série de atividades a fim de engajar e apresentar a comunidade ao projeto: 

  • Uma série de webinars sobre os grupos selecionados para hospedar os LSST brokers – veja a programação aqui.
  • Série de palestras por pesquisadores do LSST trazendo atualizações sobre o status do projeto, o período de comissionamento e verificação científica e os projetos científicos previstos para o início de operação.
  • Bate-papo com representantes do LIneA e atuais membros do BPG sobre o projeto, as oportunidades científicas que este oferece e como fazer parte do grupo de pesquisadores com acesso privilegiado a dados, ferramentas e aos grupos de trabalhos científicos do projeto.
  • Disponibilizar o LIneA Science Platform para acesso e exploração dos 6 anos de dados públicos do Dark Energy Survey. A plataforma consiste do LIneA Science Server e do LIneA Jupyter Hub que simula o Rubin Science Platform, a interface sendo desenvolvida pelo LSST para acessar os dados do projeto. 

Mais informações sobre estas atividades serão anunciadas em breve.

Imagem 1: Panorama Astrophotography – August 2021
Créditos: Bruno C. Quint

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo

Deixe um comentário