Bolsa LIneA e LSST Corporation: Análise das candidaturas recebidas

12 de novembro de 2021 | LIneA

Como noticiado em agosto, o LIneA em parceria com o LSST Corporation, anunciou duas bolsas de estudo e pesquisa para as áreas de ciências exatas e da computação – mais detalhes podem ser lidos aqui.

A chamada pública aconteceu entre 17 de agosto e 17 de setembro, recebendo 97 candidaturas e chegando a mais de 100 e-mails com dúvidas ou questionamentos sobre o processo. Ao todo, foram contabilizadas 41 diferentes instituições de graduação, sendo as mais presentes na chamada: USP, UFRJ e UFRGS (gráfico 1).

Gráfico 1 – Instituições dos participantes

Como mostra a imagem 1, foram registradas a participação de candidatos em 18 estados diferentes, com maior número de inscrições em SP, RJ e MG.

Imagem 1 – Estados dos participantes

De acordo com o regulamento, poderiam participar do processo seletivo candidatos das áreas de ciências exatas e da computação. Como é apresentado no gráfico 2, a área mais presente é Física, seguido por Engenharia (diversas) e Computação. Vale destacar que também foram recebidas propostas de interessados do Ensino Fundamental e Médio. 

Gráfico 2 – Áreas de atuação dos participantes

Sobre os candidatos: a maioria é do sexo masculino; mais da metade já participou de olimpíadas; menos da metade já fez ou faz iniciação científica. 

As etapas da seleção se dividiram em: 1) Avaliação do material enviado pelos candidatos pela comissão de seleção; 2) Entrevista com os selecionados da etapa anterior; 3) Resultado dos bolsistas selecionados. 

Como forma de apresentar o LIneA em suas áreas de atuação (ciência e TI) aos candidatos foi organizada a apresentação “Conheça o LIneA” que contou com a participação dos nossos cientistas, analista e arquiteto de software, atingindo um total de 48 participantes entre o Zoom e Youtube. A apresentação está disponível aqui.

Após a fase de análise documental, foram então selecionados 12 candidatos para participar das entrevistas, que ocorreram dia 1º de outubro. A comissão de seleção comunicou em 4/10 à diretoria do LIneA os resultados das entrevistas, que realizou a última análise dos candidatos. Os candidatos aprovados (leia aqui) assumiram seus cargos e funções como bolsistas em 15 de outubro de 2021 com previsão de 1 (um) ano de atuação. 

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário