LIneA se reúne com Comissão de Assessoramento Técnico (CAT)

23 de novembro de 2021 | LIneA

O LIneA promoveu no dia 9 de novembro a reunião com a Comissão de Assessoramento Técnico (CAT). A comissão é formada por: Albino Aveleda (COPPE/UFRJ), Emmanuel Sanches (RNP), Francisco Vilar Brasileiro (UFCG), Liszandro Granville (UFRGS), Ricardo Castro (INT), Roberto Pinto Souto (LNCC), Rogério Iope (UNESP).

A reunião contou com uma breve introdução do Diretor LIneA, no qual foi apresentado o trabalho realizado pelo laboratório em suas diferentes frentes (ciência, tecnologia e inovação, educação e divulgação, serviços e comunicação) e, em especial, frisando todo o preparo e esforço que está sendo desenvolvido para receber os dados do projeto LSST

Imagem 1: Apresentação do Diretor LIneA

Na sequência, Carlos Adean apresentou uma visão macro sobre a infraestrutura, operação e projetos de TI do LIneA, em particular visando a implantação de um Independent Data Access Center (IDAC) para o projeto LSST. Na apresentação foram assinalados pontos que precisam de maior atenção dentro dessas áreas, visando a operação  do laboratório de forma segura e contínua.

Imagem 2: Apresentação da infraestrutura

A finalidade da reunião era de buscar orientação e possíveis ideias com os membros da comissão em relação à melhoria da infraestrutura do LIneA. As recomendações foram conversadas ao longo da reunião e a comissão ficou responsável por contribuir com comentários em um documento, registrando suas orientações.

  O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo

Deixe um comentário