SAVE THE DATE: LSST Brazil 2021

10 de novembro de 2021 | LIneA

O evento LSST Brazil 2021 acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, sendo uma iniciativa do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) em apresentar à comunidade brasileira o andamento do ambicioso projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST), que será conduzido no Vera C. Rubin Observatory e já tem o início de suas atividades programadas para o ano de 2022 e se estenderá até 2038.

Com um espelho de 8,4 metros e uma câmara digital de 3,2 Gigapixels, o LSST produzirá o maior e mais completo mapa do Universo, com 37 bilhões de estrelas e galáxias. O LSST é uma grande colaboração internacional, com 28 países participando do projeto. O Brasil participa do LSST desde 2015 através de um acordo do qual o LIneA é signatário. Esta participação é coordenada pelo Brazilian Participation Group (BPG-LSST). Recentemente, através de projetos submetidos pelo LIneA, um grande número de novas posições estão disponíveis para a comunidade brasileira interessada em trabalhar no LSST.

Os objetivos deste evento de dois dias são: (1) trazer atualizações sobre o LSST e (2) mostrar as oportunidades para comunidade científica e encorajar sua participação neste projeto na fronteira do conhecimento. Para tal, foram convidados pesquisadores internacionais ligados diretamente ao projeto (dia 1 – apresentado em inglês) e pesquisadores brasileiros ligados ao BPG (dia 2 – apresentado em português).

O evento será transmitido via YouTube, sendo 100% online e gratuito e aberto a todos os interessados em diferentes níveis de carreira. O público é convidado a interagir e tirar suas dúvidas, já que todas as perguntas postadas no chat do YouTube serão redirecionadas aos palestrantes. 

Venha saber mais e participar de um dos maiores projetos da astronomia!

APOIO

Deixe um comentário