Highlights do evento LSST Brazil 2021

13 de dezembro de 2021 | LIneA

Como um esforço em apresentar o andamento do projeto conduzido pelo Vera C. Rubin Observatory, o ambicioso Legacy Survey of Space and Time (LSST), e também informar à comunidade brasileira das possibilidades de participação no mesmo através do Brazilian Participation Group (BPG-LSST), o LIneA organizou o evento LSST Brazil 2021, programado para ocorrer em dois dias no mês de dezembro.

Figura 1: Imagem para divulgação do evento

O primeiro dia foi destinado a uma revisão do  projeto, com os palestrantes convidados que trabalham diretamente no Rubin Observatory ou que participam no projeto LSST. Através das apresentações foi possível acompanhar o processo da construção de toda estrutura que será destinada ao telescópio; quais são as oportunidades científicas que surgirão a partir do LSST e o apoio que será dado aos pesquisadores para acessar dados; e por fim, o grande esforço que vem sendo feito para engajar e treinar a comunidade para lidar com o grande volume de dados que serão gerados.

Figura 2: Apresentações do primeiro dia – Grzegorz Madejski e Zeljko Ivezic

O segundo dia do evento contou com a participação de diversos pesquisadores brasileiros ligados ao LineA e ao BPG-LSST. O dia foi destinado a explicar como o acordo entre LIneA e Observatório Rubin foi feito, além de apresentar as possibilidades existentes de participação no projeto para a comunidade brasileira. Com as apresentações foi demonstrado como funciona o trabalho de in-kind contribution; o desenvolvimento e implantação do IDAC Brazil; o que é o BPG-LSST; e, por fim, todas as áreas de pesquisa que podem ser exploradas a partir do levantamento feito pelo LSST através de pesquisas brasileiras. 

Figura 3: Apresentações do segundo dia – Julia Gschwend e Carlos Adean

O evento contou com, aproximadamente, 65 pessoas no primeiro dia e 50 pessoas no segundo dia, acompanhando ao vivo o evento. Os vídeos já possuem mais de 600  visualizações.

Sobre uma amostra de 26 participantes que solicitaram certificação do evento (Figura 4), vemos que o alcance nacional foi bem amplo, atingindo diversas regiões, mas se concentrando mais no Sul, Sudeste e Nordeste. Os três estados mais presentes foram: Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Com relação ao alcance institucional, foram contabilizadas uma média de 18 instituições, aparecendo por ordem de maior presença: UTFPR, UFRJ e UNESP. 

Figura 4: Distribuição geográfica dos participantes do evento

Todo conteúdo referente ao evento (vídeo separado por cada apresentação, slides e documento de Q&A) pode ser acessado no site: https://lsst-brazil2021.linea.org.br. Os vídeos também se encontram disponíveis no YouTube do LIneA, na playlist LSST Brazil e podem ser consultados à vontade.

O LIneA prepara agora uma chamada pública do BPG, convidando de estudantes a pesquisadores profissionais a aplicar para uma das 75 vagas disponíveis. Mais informações estarão disponíveis em breve.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário