Boas-vindas aos novos bolsistas de iniciação científica do LIneA

28 de janeiro de 2022 | LIneA

O LIneA dá as boas-vindas aos estudantes que formam o grupo de iniciação científica de 2022: Amanda Fassarella (UFES), Ana Clara Moreira (USP), Heloisa Mengisztki (IFSC), João Victor Pimenta (USP), Maisa Fraiz (FGV) e Petterson de Souza (IFSC). O grupo inclui voluntários e estudantes apoiados pela LSST Corporation e pela  Fundação Heising Simons*, com bolsas obtidas por pesquisadores ligados ao Laboratório e ao Grupo de Participação  Brasileiro (BPG) do LSST.

Os grupos estão trabalhando em projetos ligados a diferentes áreas de atuação, como Sistema Solar, Sistemas Estelares, Redshifts Fotométricos e Aglomerados de Galáxias. 

Ao longo do ano os estudantes participarão de cursos de treinamento e das atividades promovidas pelo LSST. O objetivo do programa é preparar a nova geração de pesquisadores, dando oportunidade de participação em projetos internacionais, o que gera resultados concretos para as colaborações.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

* Esse trabalho foi viabilizado por meio do “Preparando para Astrofísica com o Programa LSST”, apoiado pela Fundação Heising-Simons e administrado pelo Observatório Las Cumbres.

Deixe um comentário