IDAC Brazil: Reunião com fornecedores

30 de março de 2022 | LIneA

Na última quarta-feira (23), o LIneA realizou uma reunião com fornecedores do ramo de HPC. Na reunião foi apresentado um panorama geral sobre o projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST) e a importância da criação de um Independent Data Access Center (IDAC) no Brasil (IDAC Brazil). Em seguida, foram apresentadas as necessidades de infraestrutura computacional, equipamentos de armazenamento, processamento, banco de dados e o cronograma para implantação do projeto.

O encontro contou com a participação dos membros do Comitê de Assessoramento Técnico (CAT), convidados diversos e mais de 44 fornecedores que demonstraram interesse em colaborar no planejamento e desenvolvimento do projeto proposto pelo LIneA para construção do IDAC. 

No momento, o LIneA aguarda o contato dos representantes das empresas, assim como suas propostas para a implantação do IDAC, e se coloca à disposição para tirar possíveis dúvidas que existam.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário