LIneA lança experimentalmente o serviço Jupyter Hub (beta)

22 de março de 2022 | LIneA

Com o objetivo de familiarizar a comunidade com as novas ferramentas que serão usadas para acessar os dados do LSST, o LIneA lançou no dia 21/03/2022, em caráter experimental, o seu serviço de Jupyter Hub (beta).  Este é o primeiro passo para o lançamento do LIneA Science Platform para acessar e processar os dados dos seis anos de observação do Dark Energy Survey (DES), semelhante ao Rubin Science Platform, que será usado pelos centros de dados do LSST, inclusive pelo IDAC-Brazil. 

Com o apoio de 30 voluntários em diferentes estágios da carreira, de estudantes à  pesquisadores (figura 1), e de oito estados brasileiros (figura 2), o serviço será testado pelo prazo de um mês para avaliar o seu desempenho, se a documentação disponível é suficiente para orientação dos voluntários e como foi a experiência dos usuários com diferentes perfis de acesso, antes de ser aberto para toda a comunidade.

Figura 1: Estágios de carreira

Figura 2: Distribuição geográfica dos voluntários

O LIneA espera que assim os membros do Grupo de Participação Brasileira (BPG-LSST) e a comunidade brasileira como um todo possam se preparar antecipadamente para o início de operações do LSST no futuro breve.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pelo projeto ON-multi da FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário