LSST: Segunda parte do Data Preview Zero (DP0.2)

25 de abril de 2022 | LIneA

Uma nova oportunidade de se candidatar para ser um delegado da segunda versão do Data Preview 0 (DP0.2) do Legacy Survey of Space and Time (LSST) do Observatório Vera C. Rubin está aberta até o dia 30 de Abril de 2022.

Serão disponibilizadas 300 novas vagas, somando um total de 600 delegados do DP0. O processo de seleção vai até o dia 31 de Maio, com o novo DP0.2 sendo disponibilizado em 30 de Junho de 2022.

O DP0 é o primeiro de três data previews durante o período que antecede o começo das operações do Observatório. O DP0.1 teve inicio em 30 de Junho de 2021 e contou com 5 pesquisadores brasileiros vinculados ao Brazilian Participation Group do LSST (BPG-LSST). O DP0 consiste em dados simulados ao que se espera obter com o LSST. Esses dados podem ser acessados via o Rubin Science Platform (RSP) por um número limitado de alunos e cientistas (denominados de “delegados do DP0”). O objetivo do DP0 é ser um teste antecipado de integração dos pipelines científicos do LSST e do RSP, de forma a preparar a comunidade para fazer ciência com o LSST. Os outros dois previews, DP1 e DP2 serão baseados em dados comissionados. Todos que se candidataram ao DP0.1 em 2021 já foram convidados para servirem como delegados do DP0.

Vídeo “Introduction to Community Participation in Data Preview 0.2 (January 2022)”

Pesquisadores e estudantes brasileiros vinculados ao BPG-LSST podem realizar sua candidatura preenchendo o seguinte formulário, disponível neste link, até o dia 30 de Abril de 2022.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário