LIneA finaliza implantação do SIRTFI e de sua Política de Segurança da Informação

23 de junho de 2022 | LIneA

É com enorme satisfação que a equipe de TI do LIneA informa que todas as etapas para adoção do SIRTFI (Security Incident Response Trust Framework for Federated Identity) em sua infraestrutura de TI já foram cumpridas! Com apoio do CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança) e RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), o Laboratório se torna a primeira instituição no Brasil a realizar o processo após a RNP. 

A necessidade de adotar uma Política de Segurança da Informação (PSI) surgiu a partir do crescimento do LIneA ao oferecer serviços abertos para comunidade externa – onde é necessário o acesso de fora para dentro o ambiente de infraestrutura computacional. Ao estabelecer a PSI, garantimos que usuários internos e externos estão protegidos e em conformidade com o que acreditamos ser seguro, além de mostrarmos seriedade e comprometimento com os serviços prestados à comunidade. 

Para entrar nos parâmetros pedidos pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), foi necessário a adequação de nosso ambiente ao SIRTFI, requisito básico para a integração do provedor de identidades do LIneA (IdP) com o CILogon via CAFe, agora totalmente implantado. 

O Comitê Geral de Segurança da Informação (CGSI) estabeleceu as primeiras normas e políticas para novos usuários, junto à diretoria do LIneA, e se torna responsável por manter a PSI ativa e sempre atualizada de acordo com as necessidades da instituição. 

Ao longo de mais de um ano, toda PSI foi estruturada e revisada com a parceria e ajuda dos membros do CAIS. Ainda sob orientação dos mesmos, o LIneA irá iniciar o processo de comunicação e publicidade da PSI para toda comunidade interna e externa.

Agradecemos pela colaboração da equipe do CAIS/RNP e CGSI. 

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário