Parceria LIneA e Colégio Andrews/PACE

26 de julho de 2022 | LIneA

Desde o ano passado, o LIneA e Colégio Andrews/PACE vêm conversando sobre a parceria na área educacional, voltada para programação, a partir dos novos itinerários formativos que começaram a ser implementados nas escolas neste ano (2022) pela mudança na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

O intuito da parceria era apresentar as diversas possibilidades em que a programação com python pode estar inserida, sendo apresentado um caso de uso real utilizado por uma cientista na área da cosmologia.

A pesquisadora do INCT do e-Universo e colaboradora do LIneA, Tassia Ferreira, elaborou uma proposta de aplicação e, no mês de maio, participou de forma remota da aula de encerramento do curso destinada para a turma do PACE – acompanhada pelo professor de programação. 

O feedback da aula foi muito positivo, com excelente participação e interesse por parte dos estudantes. A turma, com auxílio do professor, conseguiu seguir o passo a passo do material e chegar no resultado final esperado. Segundo um dos coordenadores do PACE, a participação de uma pesquisadora fez com que todo conteúdo abordado ao longo do trimestre fosse conectado com o caso de uso apresentado, demonstrando também a utilização da programação em diversas áreas. 

O LIneA e o Colégio Andrews/PACE seguem em contato e planejando ações futuras e de colaboração para atividades similares.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário