Chamada BPG-LSST: Estatística das inscrições recebidas

07 de outubro de 2022 | LIneA

No início deste ano, o LIneA abriu a chamada pública para o Brazilian Participation Group do LSST (BPG-LSST) (leia aqui). Foram 75 vagas disponíveis, sendo 15 para pesquisadores principais (principal investigator – PIs) e 60 para estudantes (junior associate – JAs) entre o pós-doutorado e graduação. A chamada ficou aberta até o final do mês de março e, no total, recebeu 117 inscrições, das quais foram contabilizados 28 PIs e 89 JAs. 

Apresentamos, a seguir, um panorama geral do alcance da chamada.

O gráfico 1 apresenta os estágios de carreira dos candidatos inscritos. É possível ver que o maior público presente são os estudantes de graduação (38), seguido pelos doutorandos (33) e pesquisadores (28).

Gráfico 1 – Estágio da carreira dos inscritos

A imagem 1 apresenta os estados dos participantes. Temos um número significante de candidatos do estado de São Paulo (34), Rio Grande do Sul (30) e Rio de Janeiro (28). Cabe destacar aqui que a chamada chegou até a Bahia, Ceará, DF, Piauí e outros, o que consideramos com uma boa cobertura nacional e de sucesso.

Imagem 1 – Mapa com a cobertura nacional da chamada

O gráfico 2, a seguir, apresenta o levantamento das instituições presentes na chamada. Ao todo, foram 21 instituições e podemos ver que as maiores inscrições são do INPE (17), UFRGS (17), UFRJ (16) e UFSM (13).

Gráfico 2 – Números de participantes a partir das instituições

No gráfico 3, a seguir, encontramos as colaborações de interesse dos inscritos. A maior parte dos candidatos demonstrou que gostaria de trabalhar com Energia Escura (48), Galáxias e Sistema Solar (36) e Transientes (28).

Gráfico 3 – Colaborações de interesse

Após a organização das inscrições recebidas pela equipe, a Comissão de Seleção se dedicou, primeiramente, a analisar os projetos submetidos pelos PIs. Foram dois meses de entrevistas e discussões para que os novos participantes cobrissem diferentes áreas de pesquisa, regiões do país e que o projeto fosse, de fato, factível. Recentemente, os nomes dos PIs foram publicados e o texto pode ser acessado neste link.

Atualmente, o processo está em fase de organização dos JAs inscritos via formulário. Futuramente o LIneA estuda a possibilidade de oferecer bolsas para pós-doutorandos e estudantes de graduação envolvidos no BPG, visando estimular ainda mais a participação desse público no projeto.

Após finalizar todo o processo, o LIneA promoverá um evento de boas-vindas a todos os novos membros do BPG-LSST.

A diretoria do LIneA agradece aos membros da Comissão de Seleção pelo difícil trabalho realizado ao longo dos últimos meses. Agradecemos, também, a todos que submeteram projetos (todos de altíssima qualidade), mas que infelizmente não puderam ser aceitas no momento, dado o número restrito de vagas disponíveis e a necessidade de ampliar a cobertura temática do BPG. Lembramos que existe uma lista de espera e qualquer desistência será comunicada.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário