Reunião de Onboarding para membros do BPG

20 de dezembro de 2022 | LIneA

Organizada pelo LIneA/INCT do e-Universo e a Coordenação do BPG, a reunião de onboarding, realizada no dia 7 de dezembro, foi um encontro para todos os membros do BPG visando a apresentação sobre o projeto LSST, o BPG e seu funcionamento, como se registrar no LIneA e ter acesso às plataformas científicas e dados. No total, foram mais de 60 pessoas, entre pesquisadores seniores e jovens pesquisadores, acompanhando e participando ativamente da reunião. Todos os PIs estavam presentes e participaram da ordem de 40 jovens pesquisadores, entre alunos e pós-docs.

A reunião foi dividida em duas partes, sendo a primeira composta por apresentações da equipe LIneA abordando temas de cunho institucional, científico, tecnológico e comunicacional envolvendo o BPG. Já a segunda parte da reunião foi destinada a ouvir os participantes do BPG, sendo organizada em apresentações sobre a experiência daqueles que participam do programa de “delegates” do LSST, para aprendizagem das ferramentas para acessar e explorar os dados (utilizando atualmente dados simulados). Por fim, a reunião foi encerrada com um debate sobre as necessidades computacionais de cada PI. 

Figura 1 – print de tela de alguns participantes da reunião

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário