Felipe Andrade-Oliveira assume posição de co-coordenador no DES

28 de março de 2023 | LIneA

Felipe Andrade-Oliveira, colaborador LIneA, assumiu recentemente a posição de co-coordenador no Dark Energy Survey (DES) liderando o grupo de trabalho chamado “Theory and Combined Probes”. 

Felipe ajudará na análise final dos 6 anos de dados do DES, o chamado DES-Y6, combinando os diferentes observáveis (distribuição de galáxias, distâncias de supernovas, lenteamento gravitacional fraco e contagem de aglomerados de galáxias) para obter o melhor modelo que descreve nosso universo.

Ele já vem atuando no LSST como co-coordenador de uma força-tarefa para implementar uma Matriz de Covariância, chamada de TJPCov, que representa a incerteza nas medidas dos dados observacionais. 

O trabalho desenvolvido pelo grupo pode ser encontrado na página do DES.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário