Diretor do DiRAC visita o LIneA

13 de abril de 2023 | LIneA

Nos dias 20 e 21 de março, o Professor Mario Juric, diretor do Instituto Data Intensive Research for Astronomy and Cosmology (DiRAC) da Universidade de Washington, fez uma passagem especial pelo Brasil para visitar o LIneA – após uma estadia no Observatório Vera Rubin, no Chile. 

A visita foi uma grande oportunidade para consolidar a colaboração estabelecida em carta de intenção há mais de ano entre os dois institutos. Em particular, os seguintes projetos foram selecionados como sendo de interesse comum: 1) infraestrutura de hardware e software para o IDAC Brasil; 2) participação nos testes do software sendo desenvolvido  para cross-matching, contendo catálogos com bilhões de entrada; 3) projeto para a predição de eventos de ocultação estelar para os milhões de pequenos corpos do Sistema Solar a serem observados pelo LSST

A visita consolida uma importante colaboração internacional para o LIneA e seus membros de forma geral, já que garante o intercâmbio tecnológico com um importante centro de e-ciência, como o DiRAC, com quem o LIneA tem um acordo de colaboração já estabelecido.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário