LIneA inicia implantação do IDAC-LSST brasileiro

11 de julho de 2023 | LIneA

Com a chegada do novo cluster HPE Apollo 2000 Gen 10 Plus System, o LIneA dá início a implantação do seu centro de dados que, entre outras atividades, irá operar o Independent Data Access Center do LSST (IDAC-LSST) no Brasil, fazendo parte de uma rede de IDACs espalhados pelo mundo. O projeto prevê uma completa reorganização da topologia das máquinas atuais e um reaproveitamento dos clusters antigos para outras funções, incluindo a disponibilização do cluster Altix para o nosso Jupyter Hub, a separação das máquinas ICE-X do cluster Apollo, adquirido anteriormente e que será expandido com novas máquinas para um total de 1072 cores (upgrade de 624) em 28 servidores (upgrade de 12). 

Para executar esta reorganização, foram contratadas firmas especializadas para revisar todo o cabeamento e reorganizar os racks. Está sendo considerado, também, o plano de upgrade da rede interna desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para instalação das novas máquinas e manutenção das antigas. Quando finalizado, o scheduler Slurm será instalado nos sistemas em substituição ao HT Condor que é usado atualmente. Durante o período de trabalho algumas interrupções nos nossos serviços serão necessárias, mas os usuários serão notificados antecipadamente.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário