Membros do LIneA participam do PCW 2023

18 de agosto de 2023 | LIneA

Durante os dias 7 a 11 de agosto foi realizada em Tucson (EUA), presencialmente, a Reunião Anual do Legacy Survey of Space and Time (LSST): o Project & Community Workshop (PCW). O encontro reúne diversos colaboradores envolvidos no projeto de todo o mundo, além da equipe de construção do telescópio, gestores de dados e membros da comunidade científica.

Imagem 1: Foto de todos os participantes do PCW 2023 (fonte)

Neste ano, participaram presencialmente, o analista de sistemas e contribution lead do IDAC-Brazil, Carlos Adean (LIneA), a cientista e program manager do programa de contribuição in-kind BRA-LIN, Julia Gschwend (LIneA) e a estudante de iniciação científica Heloisa Mengisztki (IFSC/LIneA). Todos os representantes do LIneA fizeram apresentações em sessões do PCW.

Imagem 2: Time LIneA

Julia Gschwend apresentou o andamento da contribuição brasileira para o time de Photo-z e se reuniu com a coordenação do programa internacional de contribuições in-kind.

Carlos Adean participou das discussões em torno da implementação dos IDACs, que estão espalhados em diversos lugares pelo mundo, inclusive no Brasil. Além disso, Carlos também esteve presente no debate sobre a adoção e uso de soluções para a infraestrutura de redes e de transferência de dados, que foi conduzida pelo time de operações do Observatório Rubin. 

Heloisa Mengisztki, estudante de iniciação científica do LIneA contemplada pelo financiamento de viagem do LSST para o PCW, apresentou o pôster sobre os resultados da sua participação na pesquisa “Optimizing software infrastructure to compute photo-z in the LSST scale: preparing for DR1”.

Imagem 3: Apresentação do pôster

Ao longo da semana os participantes puderam acompanhar diversos assuntos apresentados nas sessões do PCW envolvendo o uso e administração de dados, operação, aplicações científicas de software e infraestrutura. Além da conferência especial, no dia 11/08 Carlos, Julia e Heloisa fizeram uma visita ao NOIRLab, onde se reuniram com o time responsável pela operação do Astro Data Lab, incluindo Knut Olsen, cientista responsável pela coordenação dos esforços dos vários IDACs espalhados pelo mundo.

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário