Novidade IDAC Brasil: Iniciado o processo de importação do banco de dados

18 de outubro de 2023 | LIneA

Recentemente o LIneA deu mais um importante  passo na implantação do IDAC brasileiro. No mês de setembro foi iniciado o processo de importação para o banco de dados que irá servir à comunidade de usuários do IDAC.

Foi adquirido, com recursos do INCT do e-Universo, um servidor com 500 GB de memória e 187TB dos 500TB de armazenamento previstos. A escolha do equipamento e configuração foi feita com a ajuda de uma firma especializada contratada para assessorar a equipe do LIneA.

Este equipamento faz parte da solução a ser adotada  pelo LIneA para o banco de dados do IDAC Brasil, que consistirá num par de servidores com um total de 500TB de capacidade de armazenamento cada um (um ativo e outro um hotspare) mais uma máquina dedicada à ingestão de dados. A solução final deverá estar disponível em 2025 com início oficial das observações. Até lá, os dados de comissionamento e de simulações serão mantidos na máquina recentemente adquirida. 

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais, apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Deixe um comentário